Tecnoblog

Windows 95 tem easter egg descoberto após 25 anos
Reprodução
Windows 95 tem easter egg descoberto após 25 anos



Nesta semana, quase 25 anos depois do lançamento oficial do Windows 95 , um desenvolvedor encontrou um easter egg dentro do sistema operacional da Microsoft . Ele aparece em forma de créditos para o time de desenvolvimento de um programa deste sistema, que só é exibido quando você escreve uma palavra dentro do app.

Easter eggs são divertidos, curiosos e desafiadores justamente pela dificuldade que podem ter para aparecer. Eles são tão famosos que até receberam um livro dedicado ao assunto dentro dos games , com o Jogador Número 1 , que depois virou filme nas mãos de Steven Spielberg.

Agora, beirando os 25 anos após o lançamento oficial do Windows 95, que aconteceu em 24 de agosto deste mesmo ano, um easter egg foi encontrado dentro do sistema operacional , escondido no programa Internet Mail. O conteúdo não é festivo, não faz a tela piscar e nem altera muito da interface. Ele apenas mostra uma lista de nomes em vermelho.

Se você tem um computador com o Windows 95 em casa, certamente abaixo de uma capa protetora de plástico e que já está amarelada, você precisa fazer o seguinte: clicar no botão do menu Iniciar, ir em Programas, depois abrir o Internet Mail. Nele, clique em "Ajuda" e depois em "Sobre o Microsoft Internet Mail e Notícias".

O programa então abre uma tela com informações sobre o próprio app , como versão instalada e algumas dlls envolvidas com ele. Selecione a comctl32.dll e escreva "MORTIMER" no teclado - teclando, mesmo sem aparecer nada na tela.

Se a palavra estiver correta, a tela de Sobre terá a interface removida para um fundo preto com nomes em vermelho que vão subindo, como nos créditos de um filme. Cada nome exibido neste momento é de um desenvolvedor responsável pela criação do Internet Mail para a Microsoft.

Easter egg como no Windows 95 já apareceu anos depois

Easter eggs estão literalmente espalhados por todo lugar, escondidos pelos desenvolvedores e são muito comuns em games. Mesmo nos jogos, alguns levam muitos anos para aparecer em algum lugar. Um deles está dentro de GoldenEye 007 e foi descoberto 15 anos depois do lançamento do game para o Nintendo 64 .

Dentro do código do jogo de tiro em primeira pessoa de James Bond, existem 10 games e um emulador para rodar todos eles, do ZX Spectrum (versão britânica do Commodore 64). A lista inclui Lunar Jetman , Gun fright , Alien 8 e Knight Lore . Este easter egg precisa do trabalho de um desenvolvedor , já que o acesso dele dentro de GoldenEye 007 foi removido por completo antes do lançamento do título.

Outro Easter Egg que tomou tempo para ser descoberto foi em Donkey Kong , na versão do game para o Atari 400/800. Um desenvolvedor colocou as iniciais de seu nome (LMD) no game em 1983, para a informação ser encontrada apenas em 2009, 26 anos depois.

Por fim, Punch-Out escondeu um segredo em forma de easter egg por mais de 29 anos. Nele, um espectadores com barba (o único no lado esquerdo da platéia que não usa barbeador) da luta de boxe para o NES se abaixa sem indicar nada neste momento, mas se o jogador apertar o botão de soco quando ele fizer isso, vence imediatamente duas partidas específicas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!