Tecnoblog

iOS 15 terá funcionalidades exclusivas
Unsplash/Mihai Moisa
iOS 15 terá funcionalidades exclusivas



O iOS 15 foi anunciado durante a WWDC 2021 recheado de novidades. Mas nem todos os recursos estarão disponíveis em todas as gerações do iPhone que são compatíveis com a nova versão do sistema operacional, como é o caso do modo retrato no FaceTime , reconhecimento de texto e objetos em imagens, entre outros. Para obtê-los, é preciso ter um celular da Apple com o processador Apple A12 Bionic ou mais recente.

As restrições se dão pelo modelo do processador embalado dentro do dispositivo. Algumas ferramentas só estarão disponíveis caso o smartphone tenha o chip Apple A12 Bionic ou superior. Sendo assim, os recursos ficariam limitados somente às linhas iPhone XR, XS, 11, 12 e SE (2ª geração), que foram lançadas de 2018 para cá.

Em relação ao FaceTime , há duas funções que só poderão ser usadas nos modelos citados acima. É o caso do modo retrato, que desfoca o fundo e deixa o protagonista em evidência durante uma chamada de vídeo. O áudio espacial nas conversas pela plataforma também será levado somente a estes celulares.

O globo interativo do Mapas também entra para lista, assim como as rotas de caminhada em realidade aumentada (RA). Outra limitação fica pelo reconhecimento de textos, objetos e cenários, pois o Live Text e o Visual Look Up também vão precisar do processador A12 Bionic ou mais recente para funcionar.

Os fundos animados do aplicativo de previsão do tempo também estão na relação. Para usar as chaves no app Wallet (Carteira), que permitirá abrir portas de casa, hotel e afins, será preciso ter um iPhone XS ou superior. O processamento de áudio no dispositivo também será limitado aos modelos mais recentes com chip A12 Bionic .

Já o iPhone 12 terá alguns recursos exclusivos. Entre eles, estão as melhorias na conectividade 5G e a opção para dar preferência a esta conexão em vez do Wi-Fi . As otimizações do modo panorama também chegarão somente aos celulares revelados no fim do ano passado.

O áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça precisará de um celular a partir do iPhone 7 . Já o recurso de saúde que apura mais detalhes sobre a caminhada vai depender de um iPhone 8 ou de gerações mais recentes. Vale lembrar que a Apple também não levará todos as funções do macOS Monterey aos Macs com Intel .

Apple anuncia iOS 15 na WWDC 2021

As novidades fazem parte do iOS 15 . A nova versão do sistema operacional foi anunciada no último dia 7, durante a WWDC 2021 , com melhorias nas notificações. Os usuários também vão receber o SharePlay para assistir a filmes e séries com outras pessoas no FaceTime e outros recursos.

O iOS 15 estará disponível para celulares a partir da linha iPhone 6S . A lista de compatibilidade também é formada pelas duas gerações do iPhone SE e o iPod Touch de 7ª geração. Atualmente em fase de testes para desenvolvedores, o sistema está previsto para chegar a todos os usuários até o fim do ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!