Tecnoblog

Veja jogos com temática de rock
Reprodução
Veja jogos com temática de rock

O Rock ‘n’ Roll está presente nos games desde as primeiras gerações de consoles, sendo um dos gêneros musicais com trilhas memoráveis em diversos títulos. Com a evolução da tecnologia, bandas como Queen, Aerosmith e Iron Maiden se arriscaram nos games e posteriormente com a popularização de jogos musicais , outros artistas aproveitaram o segmento. Confira 9 jogos com muito Rock ‘n’ Roll.

9 jogos que envolvem Rock ‘n’ Roll

O Dia Mundial do Rock celebrado em 13 de julho é uma data brasileira. A celebração está relacionada à exibição do festival Live Aid em 1985. Evento com objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate à fome na Etiópia e foi popularizada por rádios brasileiras da época.

A lista conta com games de gêneros variados que envolvem o rock de alguma maneira. Alguns títulos mais antigos, nos tempos atuais talvez não ofereçam uma experiência tão agradável de gameplay, mas tiveram seu papel na história dos jogos eletrônicos e dos artistas envolvidos.

De qualquer forma fiquem tranquilos, pois há games que continuam oferecendo ótimas experiências até hoje.

Importante : A lista não está em uma ordem ligada à qualidade dos jogos.

9. Queen: The eYe

  • Plataforma de lançamento : PC -DOS
  • Ano de lançamento : 1998
  • Desenvolvedora : Destination Design

Queen: The eYe é um título lançado em 1998 baseado em músicas do Queen que mistura ação e aventura. Você assume o controle do agente secreto Dubroc, que após encontrar um banco de dados com músicas de rock, começa ser perseguido pela corporação chamada The eYe, que controla o planeta.

O game mistura tem gráficos 3D pré-renderizados e câmeras posicionadas em locais específicos. Esses recursos eram bastante populares na época em títulos como Resident Evil. Os combates misturavam o uso de armas brancas como espadas e armas de fogo.

Queen: The eYe contava com 5 CD’s, trazia remixes instrumentais de músicas da banda e hoje é um artigo de colecionador.

8. Revolution X

  • Plataformas de lançamento : Arcade, PC, Playstation, Sega Saturn, Mega-Drive, Super Nintendo
  • Ano de lançamento : 1994
  • Desenvolvedora : Midway

Os anos 1990 foram uma época em que bandas de rock se envolveram em projetos multimídia. O Aerosmith também embarcou nessa com o game Revolution X.

O jogo é um rail shooter, aquele tipo de jogo em que o personagem segue por um percurso pré-definido de forma restrita conforme o jogo progride. Você utiliza uma metralhadora para abater os soldados inimigos e atira CDs explosivos para aliviar os momentos de sufoco.

O jogador faz parte da resistência que combate um governo ditatorial e deve salvar os membros do Aerosmith, enquanto luta pela liberdade. O game tem personagens digitalizados e faz algumas referências ao filme “Exterminador do Futuro II”.

A trilha sonora é um dos pontos fortes, os membros do Aerosmith fazem aparições nos cenários e em alguns vídeos curtos entre as fases.

A versão de arcade foi bem recebida na época, enquanto os ports para consoles não foram tão bem por terem qualidade inferior.

7. Ed Hunter

  • Plataforma : PC
  • Ano de lançamento : 1999
  • Desenvolvedora : Synthetic Dimensions

Nos anos 1990 a banda Iron Maiden costumava usar Eddie, seu mascote em diversas ações e os games não ficaram de fora.

Em 1999 aproveitando a turnê chamada Ed Huntour, foi lançado Ed Hunter, um rail shooter que conta com Eddie em cenários baseados em artes dos discos da banda e também locais mencionados nas músicas do grupo. Diferente de Revolution X, aqui a gameplay é bem mais cadenciada. A trilha sonora é um dos destaques.

Hoje, o game parece um tanto lento para proporcionar uma experiência mais divertida, contudo, tem seu valor histórico para gamers e fãs da banda.

6. Guitaroo man

  • Plataforma : Playstation 2
  • Ano de lançamento : 2001
  • Desenvolvedora : iNiS / Koei

Nem só de jogos ocidentais vive o rock. Gitaroo Man é um jogo rítmico em que o jogador controla U-1, um jovem que assume a identidade de Guitaroo Man, um super-herói que deve salvar o planeta Guitaroo do império Gravilian.

O design visual foi produzido pelo artista Mitsuru Nakamura e boa parte do repertório das músicas foi produzida pela banda japonesa, COIL.

O jogo é uma experiência curiosa, pois diferente de jogos rítmicos da época como Bust-a-Move, em que a gameplay consistia em competições de dança, Guitaroo Man conta uma história em que o herói luta contra vilões e o desenrolar da batalha depende do jogador seguir o ritmo da música corretamente.

5. Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

  • Plataforma de lançamento : Playstation 2
  • Ano de lançamento : 2005
  • Desenvolvedora : Capcom

Ok, Devil May Cry 3 não é um jogo sobre uma banda de rock ou algum personagem completamente identificado com o rock, embora sua trilha sonora seja composta por muito rock pesado. A razão do título aparecer na lista é por ter produzido uma das melhores utilizações de uma guitarra nos games até então.

Durante o jogo, após vencer a demônio Nevan, Dante ganha a habilidade de utilizar uma guitarra com poderes elétricos para executar combos absurdos, enquanto tira altos riffs e mata demônios de maneiras mais estilosas possíveis.

Devil May Cry 3 recebeu uma versão em alta definição e está disponível em coletâneas para diversas plataformas como: PC, PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S.

4. Guitar Hero

  • Plataforma de lançamento : Playstation 2
  • Ano de lançamento : 2005
  • Desenvolvedora : Várias ao longo dos anos - Harmonix / Neversoft/ Vicarious Visions/ Budcat/ FreeStyleGames

Guitar Hero teve seu primeiro título desenvolvido pela Harmonix e lançado pela RedOctane em 2005. O principal objetivo da franquia era colocar o jogador para assumir o papel de guitarrista em uma banda de rock. Embora o game pudesse ser jogado com o controle padrão dos consoles, o grande destaque era a possibilidade de usar um controle em forma de guitarra para deixar a experiência ainda mais imersiva.

A série fez muito sucesso, a RedOctane acabou incorporada à Activision em 2006 e o desenvolvimento da franquia passou para as mãos da Neversoft em 2007.

O primeiro jogo tinha orçamento mais modesto e poucas faixas licenciadas como “Bark at the Moon” de Ozzy Osbourne. Após o sucesso e aumento de orçamento, a franquia recebeu cada vez mais músicas e produziu até mesmo spin-offs dedicados a bandas como Aerosmith, Metallica e Van Halen.

O último título da franquia foi Guitar Hero Live , lançado em 2015 e contava elementos online como o GHTV , em que os jogadores tinham a possibilidade de acessar canais que transmitiam músicas e poderiam acompanhar as canções tocadas ou competir com pessoas que estivessem no mesmo canal.

3. Rock Band

  • Plataformas de lançamento : Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 2 e Nintendo Wii
  • Ano de lançamento : 2007
  • Desenvolvedora : Harmonix

Após a aquisição da RedOctane pela Activision, a parceria com a Harmonix se desfez e a empresa foi adquirida pela MTV Games.

Rock Band expande o conceito visto em Guitar Hero, pois em Rock Band a ideia é que o jogador pudesse montar uma banda. Para isso, além da guitarra era possível usar periféricos como microfones, baterias e teclados.

A série contou com 4 títulos principais, spin-offs dedicados à bandas como Beatles, Green Day e também recebeu jogos para celulares.

2. Rock & Roll Racing

  • Plataforma de lançamento : SNES
  • Ano de lançamento : 1993
  • Desenvolvedora : Silicon & Synapse / Interplay

Rock & Roll Racing foi projetado para ser uma sequência de RPM Racing , lançado para Super Nintendo, mas após uma ideia de Brian Fargo da Interplay e a aquisição dos direitos do uso em formato MIDI de músicas de grandes bandas de rock, o projeto acabou se tornando o game que conhecemos.

O game foi lançado em 1993 para Super Nintendo e posteriormente recebeu uma versão para Mega-Drive a música adicional “Radar Love” , da banda Golden Earring.

O visual futurista, seu peculiar elenco de corredores, a visão isométrica e a trilha sonora marcante eram os destaques do game. Embora o objetivo principal fosse chegar em primeiro, a maior diversão vinha da trilha sonora e a possibilidade de usar todo tipo de armas para destruir os carros adversários. O jogo também contou a presença de Olaf, personagem de The Lost Vikings como personagem secreto.

Em 2021 a Activision lançou a Blizzard Arcade Collection contendo jogos importantes da empresa, incluindo Rock & Roll Racing , sendo assim está fácil matar a saudade do game.

1. Brutal Legend

  • Plataformas de lançamento : Playstation 3, Xbox 360 e PC
  • Ano de lançamento : 2009
  • Desenvolvedora : Double Fine Productions

O jogo produzido por Tim Schafer na Double Fine Productions e estrelado por Jack Black ocupa o primeiro lugar na lista.

Aqui o jogador assume o papel de Eddie Riggs, um roadie que é transportado para a terra do Heavy Metal. O jogo faz diversas referências ao cenário do musical e tem participação de figuras como Ozzy Osbourne, Rob Halford e Lemmy Kilmister.

Além de contar com participações das figuras do mundo do rock, Brutal Legends é um jogo que explora diversos gêneros, como mundo aberto, quebra-cabeças, combates hack ‘n slash e até trechos com veículos.

Assim fechamos a lista com jogos de rock para os amantes do gênero e gamers. Divirtam-se!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!