Veja os games baseados em livros
Reprodução
Veja os games baseados em livros

Com sucessos como The Witcher e os títulos da série Tom Clancy, jogos de videogame baseados em livros se tornaram muito comuns na indústria. Sempre há aquela empresa que quer lançar o próximo Geralt de Rivia, criando mais do que novos jogos, mas também franquias enormes. Porém, há muitas obras que há anos vêm de alguma parte da literatura. Conheça 6 nessa lista.

6 jogos de videogame baseados em livros

  • 1. Metro 2033
  • 2. Romance of the Three Kingdoms
  • 3. Dante's Inferno
  • 4. Tom Clancy's Rainbow Six Siege
  • 5. The Witcher
  • 6. S.T.A.L.K.E.R. : Shadow of Chernobyl

1. Metro 2033

Passando-se em uma Moscou devastada por um holocausto nuclear, o jogador assume o papel de um personagem que parte em uma jornada pelos subterrâneos da cidade. Há inúmeros monstros mutantes na parte de cima, forçando os humanos a sobreviverem da melhor forma que conseguirem.

Toda a jogabilidade de Metro 2033 é em primeira pessoa. A história é baseada nos livros de Dmitry Glukhovsky, nos quais as temáticas de aflição e falta de liberdade são sempre muito bem utilizadas. Tanto no jogo quanto nos livros, há uma constante sensação de claustrofobia.

  • Disponível para: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch, Google Stadia
  • Gênero: FPS

2. Romance of the Three Kingdoms

Romance of the Three Kingdoms é uma série de jogos que mistura gêneros como RPG tático e simulação. Os jogadores comandam exércitos e os desenvolvem de maneiras diferentes durante as muitas horas de jogatina. Há frequente administração de recursos como dinheiro e soldados.

Os jogos são baseados na série de livros históricos que datam do século 14 pelo autor chinês Luo Guanzhong, mas também há partes inspiradas pelos textos chamados de Records of the Three Kingdoms focados na era da dinastia Han. Um prato cheio para fãs de história mundial.

  • Disponível para: PC e diversos consoles desde 1988
  • Gênero: Estratégia

Você viu?

3. Dante's Inferno

Uma jornada pelo inferno com jogabilidade no maior estilo hack n' slash. Esta é a premissa de Dante's Inferno desenvolvido pelo estúdio Visceral e publicado pela EA. O jogo tem uma atmosfera pesada, cheia de imagens góticas e personificações de criaturas infernais.

Toda a narrativa é baseada no clássico livro de Dante Alighieri, a Divina Comédia. Sendo assim, o personagem principal precisa descer ao inferno em busca de sua amada que está nas mãos de Lúcifer. O protagonista atravessa todas as partes possíveis, enfrentando os mais terríveis inimigos.

  • Disponível para: PS3, PSP, Xbox 360
  • Gênero: Ação / Hack n' Slash

4. Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Um autor reconhecido por seu estilo de literatura com bastante ação, Tom Clancy tem mais de 15 livros nas listas de best-sellers ao redor do mundo. Apenas focado na história de Rainbow Six são 9 romances recheados de conspirações e espionagens.

Os livros são protagonizados pelo personagem John Clarke, um ex-fuzileiro que comanda um grupo anti-terrorista. Muitos dos jogos dessa série bebem bastante da fonte das 9 obras, mas sempre adicionando detalhes e personagens únicos para que o jogador sinta uma maior imersão. Até 2021, o mais recente dessa leva é Rainbow Six Siege.

  • Disponível para: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Google Stadia
  • Gênero: Team shooter / FPS

5. The Witcher

Possivelmente o mais famoso dessa lista, os livros que têm Geralt de Rivia como protagonista foram escritos pelo autor polonês Andrzej Sapkowski. Sua narrativa segue o bruxo em histórias distintas que acabam, de alguma forma, se conectando.

O mundo recheado de fantasia e violência é vasto, sempre oferecendo ao jogador e leitor mais motivos para se aprofundar. Há muito o que conhecer, desde monstros a relacionamentos entre humanos. Cada personagem é bastante único, agradando tipos variados de jogadores.

  • Disponível para: PC, Nintendo Switch, PS4, Xbox 360, Xbox One, Android, iOS
  • Gênero: RPG (os jogos da série principal)

6. S.T.A.L.K.E.R. : Shadow of Chernobyl

Uma obra que traz elementos de tiro e sobrevivência. S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl é um jogo em partes baseado no livro intitulado Roadside Picnic dos autores russos Arkady e Boris Strugatsky. Nele, um segundo desastre nuclear ocorre na zona de exclusão de Chernobyl. A partir daí, mudanças estranhas de fauna e flora passam a ocorrer.

A jogabilidade é não-linear, permitindo ao jogador livre exploração. É preciso se preocupar com customização, racionamento de itens e confrontos com diversos tipos de inimigos. Mesmo tendo momentos de interação humana, a sensação de solidão é algo constante durante a jogatina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!