Na última quarta-feira (1º), streamers de todas as partes do mundo aderiram ao movimento #ADayOffTwitch em protesto contra a plataforma, que não cria medidas para evitar casos de assédio nos canais. Como resultado, a Twitch sofreu queda no número de visualizações em relação ao mesmo período da semana anterior, segundo dados do Gamesight.
Em um gráfico de audiência compartilhado com o The Verge, o Gamesight mediu tanto o número de canais ao vivo quanto a quantidade de horas assistidas pelos espectadores, desde 24 de agosto. De acordo com o relatório, os dados chegaram ao patamar mais baixo dos últimos oito dias em 1º de setembro.
Os números foram colhidos sempre na mesma parte do dia — 12h no horário do Pacífico ou 16h no horário de Brasília. Em detalhes os dados são os seguintes:
Data | Canais ao vivo | Horas assistidas |
---|---|---|
24/08 | 189.472 | 4.083.518 |
25/08 | 185.955 | 4.441.477 |
26/08 | 185.268 | 4.243.226 |
27/08 | 192.559 | 3.999.300 |
28/08 | 195.197 | 4.566.239 |
29/08 | 198.900 | 4.440.355 |
30/08 | 184.759 | 4.202.554 |
31/08 | 176.586 | 4.340.980 |
01/09 | 171.682 | 3.456.576 |
Ao comparar os dados do dia 1º de setembro com a quarta-feira anterior, 25 de agosto, é possível ver uma queda de 14.273 canais ao vivo e quase um milhão a menos de horas assistidas. Porém, vale mencionar que esses métricas foram afetadas não só pelo boicote, como também pela saída definitiva de streamers grandes da plataforma.
Na última semana, DrLupo e TimTheTatman, dois dos maiores streamers da Twitch, anunciaram que estavam saindo da plataforma para assinar contratos de exclusividade com o YouTube Gaming. Além disso, outros fatores precisam ser considerados, como a volta às aulas nos EUA e a alta de espectadores nos dias da feira digital de jogos Gamescom — realizada entre 25 e 27 de agosto.
Mesmo considerando todas essas situações, os analistas do CreatorHype afirmaram que a Twitch ainda assim teve queda na audiência. Ao eliminar as variáveis dos streamers grandes, da volta às aulas e da Gamescom, o movimento #ADayOffTwitch pode ter impactado os números da plataforma entre 5% e 15%, segundo o relatório do CreatorHype.
Streamers exigem que Twitch dê um fim às raids de ódio
O movimento foi planejado para chamar a atenção da plataforma para problemas de assédio nos canais. Os streamers, principalmente de fora do Brasil, estão sofrendo com "raids de ódio" — quando criadores de conteúdo extremistas transferem seus espectadores para transmissões de outras pessoas com o objetivo de ofendê-las.
Segundo o The Washington Post, essa onda de raids de ódio cresceu muito nas últimas semanas, após a Twitch ter incluído novas palavras na lista de termos proibidos nas lives.
Há também streamers fazendo reivindicações financeiras. Uma parte dos criadores de conteúdo norte-americanos estão insatisfeitos com a porcentagem de dinheiro que fica com a Twitch no final do mês. Hoje, eles precisam pagar cerca de 50% do faturamento à plataforma.
Esse mesmo motivo financeiro também incentivou streamers do Brasil a planejarem o Apagão da Twitch, que aconteceu em 23 de agosto. Porém, não sabemos qual foi o impacto do apagão. Alguns brasileiros também participaram do #ADayOffTwitch.