Twitch tem queda em visualizações
Unsplash
Twitch tem queda em visualizações

Na última quarta-feira (1º), streamers de todas as partes do mundo aderiram ao movimento #ADayOffTwitch em protesto contra a plataforma, que não cria medidas para evitar casos de assédio nos canais. Como resultado, a Twitch sofreu queda no número de visualizações em relação ao mesmo período da semana anterior, segundo dados do Gamesight.

Em um gráfico de audiência compartilhado com o The Verge, o Gamesight mediu tanto o número de canais ao vivo quanto a quantidade de horas assistidas pelos espectadores, desde 24 de agosto. De acordo com o relatório, os dados chegaram ao patamar mais baixo dos últimos oito dias em 1º de setembro.

Os números foram colhidos sempre na mesma parte do dia — 12h no horário do Pacífico ou 16h no horário de Brasília. Em detalhes os dados são os seguintes:

Data Canais ao vivo Horas assistidas
24/08 189.472 4.083.518
25/08 185.955 4.441.477
26/08 185.268 4.243.226
27/08 192.559 3.999.300
28/08 195.197 4.566.239
29/08 198.900 4.440.355
30/08 184.759 4.202.554
31/08 176.586 4.340.980
01/09 171.682 3.456.576

Ao comparar os dados do dia 1º de setembro com a quarta-feira anterior, 25 de agosto, é possível ver uma queda de 14.273 canais ao vivo e quase um milhão a menos de horas assistidas. Porém, vale mencionar que esses métricas foram afetadas não só pelo boicote, como também pela saída definitiva de streamers grandes da plataforma.

Você viu?

Na última semana, DrLupo e TimTheTatman, dois dos maiores streamers da Twitch, anunciaram que estavam saindo da plataforma para assinar contratos de exclusividade com o YouTube Gaming. Além disso, outros fatores precisam ser considerados, como a volta às aulas nos EUA e a alta de espectadores nos dias da feira digital de jogos Gamescom — realizada entre 25 e 27 de agosto.

Mesmo considerando todas essas situações, os analistas do CreatorHype afirmaram que a Twitch ainda assim teve queda na audiência. Ao eliminar as variáveis dos streamers grandes, da volta às aulas e da Gamescom, o movimento #ADayOffTwitch pode ter impactado os números da plataforma entre 5% e 15%, segundo o relatório do CreatorHype.

Streamers exigem que Twitch dê um fim às raids de ódio

O movimento foi planejado para chamar a atenção da plataforma para problemas de assédio nos canais. Os streamers, principalmente de fora do Brasil, estão sofrendo com "raids de ódio" — quando criadores de conteúdo extremistas transferem seus espectadores para transmissões de outras pessoas com o objetivo de ofendê-las.

Segundo o The Washington Post, essa onda de raids de ódio cresceu muito nas últimas semanas, após a Twitch ter incluído novas palavras na lista de termos proibidos nas lives.

Há também streamers fazendo reivindicações financeiras. Uma parte dos criadores de conteúdo norte-americanos estão insatisfeitos com a porcentagem de dinheiro que fica com a Twitch no final do mês. Hoje, eles precisam pagar cerca de 50% do faturamento à plataforma.

Esse mesmo motivo financeiro também incentivou streamers do Brasil a planejarem o  Apagão da Twitch, que aconteceu em 23 de agosto. Porém, não sabemos qual foi o impacto do apagão. Alguns brasileiros também participaram do #ADayOffTwitch.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários