Galaxy Note 9 grátis chega de surpresa para clientes de operadora nos EUA
Bruno Gall De Blasi
Galaxy Note 9 grátis chega de surpresa para clientes de operadora nos EUA

Falta poucos meses para a AT&T desligar as suas redes 3G nos Estados Unidos. Devido à mudança, a operadora está oferecendo a substituição gratuita de celulares a quem possui dispositivos antigos sem suporte ao 4G. Recentemente, a empresa também começou a enviar smartphones como o Galaxy Note 9, Galaxy S9 e Galaxy A11 a clientes que não solicitaram a troca do aparelho.

A reposição de dispositivos devido não é uma novidade. A operadora oferece opção para os consumidores solicitarem a substituição de seus telefones antigos sem suporte ao 4G ou VoLTE, que passará a ser necessário para ligações, há algum tempo. Após o pedido, a troca é realizada de acordo com a plataforma utilizada pelo cliente.

Por exemplo, se você possui um iPhone antigo, após a solicitação, a AT&T irá entregar um modelo mais recente. É o caso da segunda geração do iPhone SE, anunciada no começo de 2020. Já para quem tem celular Android, a troca é realizada por um Radiant Core, um smartphone de baixo custo com chip quad core e 16 GB de espaço.

Mas há novidades nesse processo. Desde o começo de agosto, usuários do Reddit relatam que estão recebendo celulares da Samsung sem sequer terem solicitado. É o caso de modelos mais avançados, como o Samsung Galaxy Note 9, Galaxy Note 10 e o Galaxy S9, e de opções mais simples, como o Galaxy A11. Confira um comentário compartilhado na rede social em 10 de agosto de 2021:

Eu sei que a AT&T está enviando celulares grátis devido ao desligamento do 3G. Liguei para ver se eles podiam me enviar um iPhone SE grátis, mas fui negado pois o iPhone SE da AT&T é apenas para usuários de iPhone e eles estão lendo o IMEI da torre para determinar a elegibilidade.

Pedi que parassem, pois não tenho interesse naquele celular Radiant Core.

Mas a AT&T, de repente, me enviou um Samsung [Galaxy] S9.

AT&T envia unidades do Galaxy Note 9 a clientes (Imagem: Reprodução/Android Police)
AT&T envia unidades do Galaxy Note 9 a clientes (Imagem: Reprodução/Android Police)

Galaxy Note 9 e mais são oferecidos sem custo

Você viu?

O Android Police teve acesso a mais detalhes sobre o envio dos celulares depois que o fundador do site recebeu uma unidade do Samsung Galaxy Note 9 na semana passada. Além do celular e um chip novo, a operadora submeteu um panfleto na embalagem, onde se encontra a informação de que a troca é realizada sem custo. O comunicado também lembra que a rede 3G será encerrada em fevereiro de 2022.

"Enviamos um novo celular gratuito para você usar em nossa rede atualizada. Isso permitirá que você continue a se conectar com todas as coisas que você ama", afirmaram. "Se você não ativar o seu novo celular, iremos ativá-lo automaticamente em aproximadamente 30 dias". A AT&T recomenda a reciclagem do aparelho antigo.

Procurada pelo site, a operadora disse que não mudou os seus planos para substituir os dispositivos. "No entanto, as restrições de estoque significam que às vezes devemos encontrar substitutos para alguns dispositivos", explicaram nesta sexta-feira (3).

Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Redes 3G da AT&T serão desligadas em fevereiro (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

AT&T vai desligar redes 3G em fevereiro

A AT&T vai encerrar o 3G. Em maio, a companhia anunciou que o desligamento das redes de terceira geração acontecerá em fevereiro de 2022. Com a mudança, os clientes dos Estados Unidos terão de utilizar dispositivos mais recentes com suporte ao 4G e 5G. Ainda assim, nem todos os celulares funcionarão na operadora.

Além do 4G, é preciso que os telefones tenham suporte ao VoLTE. A tecnologia é essencial para que os celulares possam fazer ligações através das redes de quarta geração. Além disso, alguns smartphones com Android comercializados por operadoras concorrentes podem ter configurações de voz sob 4G restritas à companhia de origem.

Com informações:  Android Police , Reddit ( 123  e  4 ) e  SamMobile

Galaxy Note 9 grátis chega de surpresa para clientes de operadora nos EUA

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!