Games podem dar dinheiro aos usuários
Unsplash/Onur Binay
Games podem dar dinheiro aos usuários

Abraçando um conceito relativamente recente na indústria de jogos, esse modelo de negócios já faz parte de um gênero que vem crescendo em 2021. Os títulos play to earn oferecem ao jogador formas de benefício monetário enquanto ele investe tempo em seus jogos.

Jogos como Splinterlands, Axie Infinity e CryptoBlades  são exemplos de títulos que trazem em seus núcleos o modelo de play to earn. No geral, este tipo de jogo enfatiza uma economia aberta, trazendo a possibilidade dos jogadores ganharem dinheiro ou algum tipo de moeda de troca para tal finalidade.

Praticamente tudo nesse tipo de jogo tem algum valor e pode ser vendido. Permitindo que as pessoas participem ativamente de todo um universo econômico dentro das aventuras ou simuladores. A ideia das desenvolvedoras é entregar entretenimento ao mesmo tempo que oferecem uma oportunidade monetária.

A economia do play to earn

Ao assumir uma participação ativa na comunidade econômica dos jogos play to earn, o usuário passa a se envolver como se fosse uma parte da equipe da obra. A intenção é que o jogador sempre esteja produzindo algo para outros jogadores, criando valor para todos os envolvidos no título.

Leia Também

Dessa forma, todos são recompensados com itens ou moedas dentro do jogo, tudo em formato digital, claro. Assim, os usuários podem trocar esse conteúdo por criptomoedas e até mesmo recursos tokenizados na blockchain. Por isso, é comum que jogos play to earn estejam, muitas vezes, ligados a jogos blockchain.

Há similaridades com o modelo conhecido como free-to-play. Em muitos exemplos, o jogador pode acessar o game sem nenhum tipo de custo, porém aqui há uma ideia de que o usuário faz parte de uma comunidade como se fosse dono do produto.

Por outro lado, mais cedo ou mais tarde o jogador acaba precisando investir um dinheiro real para começar a ter algum tipo de lucro nesse modelo de jogos. O título Sorare, por exemplo, é um jogo de fantasia de futebol. Os jogadores podem negociar as peças de seu time com outros usuários, mas antes de começar essa parte da jogatina, é necessário investir dinheiro de verdade na compra de cards.

Como começar a jogar

Em 2021 não é nada difícil encontrar opções de jogos play to earn. Com uma rápida pesquisa na internet é possível se deparar com listas cheias de títulos dos mais distintos gêneros, de RPGs a simuladores de esporte. Por serem populares nos celulares, este acaba sendo o principal dispositivo para a jogatina.

Se você tiver interesse em se aventurar por esses mares, pode ser interessante começar por um gênero que goste. Mesmo tendo a futura oportunidade de fazer dinheiro com a jogatina, iniciar em algo que não o divirta pode acabar se tornando apenas uma forma cansativa de chegar em um objetivo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários