Exclusivo: Samsung interrompe Android 12 para Galaxy S21 no Brasil após relatos de bugs
Bruno Gall De Blasi
Exclusivo: Samsung interrompe Android 12 para Galaxy S21 no Brasil após relatos de bugs

Samsung  chamou a atenção dos brasileiros ao liberar o  Android 12 com a One UI 4  para a família  Galaxy S21  antes do esperado. A fabricante, no entanto, suspendeu a atualização para os celulares da linha não só do Brasil, mas também de outros países, poucos dias depois. A pausa ocorreu após relatos de bugs na nova versão do sistema.

A interrupção aconteceu cerca de duas semanas depois de o update ser liberado aos celulares no Brasil. No último dia 7, a companhia começou a disponibilizar o Android 12 com a interface One UI 4 ao Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra adquiridos no varejo (ZTO). Pelo calendário, a previsão era de que a atualização chegaria até janeiro de 2022.

Mas a distribuição da atualização foi interrompida pela fabricante em seguida. A suspensão foi relatada por César de Tassis Filho em seu perfil do Twitter na segunda-feira (20), quando ele percebeu que a Samsung havia retirado do ar o update do Android 12 para as edições do Galaxy S21 adquiridas no varejo (ZTO) há dois dias.

Ao  Tecnoblog , César explicou que estava monitorando apenas o Galaxy S21 brasileiro. Mas, aparentemente, o update para o Android 12 foi removido de todas as variantes do varejo (ZTO), incluindo o S21+ e S21 Ultra. É o que aparece nos arquivos internos que os celulares da Samsung utilizam para verificar se há algum update disponível.

Peguemos o arquivo do S21 do varejo (ZTO) como exemplo. Desde sábado (18), o código relata que a última versão liberada é o Android 11, sendo que antes havia a informação de que o Android 12 estava disponível para o celular. Os arquivos internos do S21+ e do S21 Ultra adquiridos no varejo trazem a mesma informação.

Samsung remove menção ao Android 12 em arquivo interno para atualizações do Galaxy S21 (Imagem: Reprodução/César de Tassis Filho/Twitter)
Samsung remove menção ao Android 12 em arquivo interno para atualizações do Galaxy S21 (Imagem: Reprodução/César de Tassis Filho/Twitter)

O mesmo acontece com variantes do Galaxy S21 dos Estados Unidos e que trazem o processador Snapdragon 888. Assim como nas edições brasileiras, os arquivos indicam que a última atualização disponível é baseada no Android 11, e não no Android 12.

Ou seja, aparentemente, quem atualizou, atualizou. Quem não fez o update, terá de esperar a Samsung liberar novamente.

Donos de Galaxy S21 relatam indisponibilidade do update

Mas esta não é a única pista de que a Samsung suspendeu o update para a nova versão do sistema operacional. No próprio fórum da fabricante, o Samsung Members, há um tópico aberto por um brasileiro relatando que não conseguiu atualizar o seu Galaxy S21 (SM-G991B). "Vi várias notícias e tweets de pessoas recebendo o Android 12 e aqui, para mim, ainda não chegou", disse o dono do celular nesta terça-feira (21).

Na discussão, o usuário afirmou que adquiriu o celular no varejo. Outra pessoa também questionou se o proprietário do smartphone da Samsung mencionado acima fez a verificação manual pelas configurações do sistema operacional. "Sim, já verifiquei manualmente e nada", respondeu.

Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

As queixas são vistas em outros países, conforme apurou o  Tecnoblog . Nos Estados Unidos, um usuário do  Reddit  afirmou que comprou um Galaxy S21 desbloqueado e que também não conseguiu atualizar para o Android 12. Outras pessoas compartilharam a mesma experiência: mesmo com relatos de que o update foi liberado na região, a nova versão do sistema encontra-se indisponível atualmente.

"Houve alguns relatos aqui que as pessoas tinham a atualização disponível anteriormente, e agora, quando verificam, o update não existe mais", disse outro usuário do fórum. "Eu estou incluído (S21 Ultra desbloqueado, Austrália): optei por não atualizar devido a todos os bugs relatados e agora, quando eu verifico, diz que meu telefone está atualizado. Meu palpite é de que a Samsung pode ter suspendido temporariamente a atualização enquanto corrige os bugs."

Também há quem informe a mesma situação na Europa. Em menção à Samsung do Reino Unido, um usuário do Twitter afirmou o seguinte no sábado (18): "acabei de tentar atualizar para o Android 12 no meu S21, mas a atualização desapareceu e agora diz que estou atualizado (em uma versão antiga)."

Atualização para Android 12 tem bugs, diz usuários

O verdadeiro motivo para a suspensão da atualização ainda não foi revelado oficialmente. Mas, além das publicações espalhadas pela internet sobre a pausa, também há quem reclame de falhas após a atualização para a One UI 4 com Android 12. E, claro, os brasileiros também foram impactados pelos problemas.

É o que relata um proprietário do Galaxy S21+ pelo Twitter neste domingo (19). Segundo o usuário, a atualização para o Android 12 trouxe instabilidade ao Wi-Fi do seu celular. "Às vezes diz que o sinal está ruim e fica tentando reconectar", descreveu a falha. 

One UI 4 com Android 12 no Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 com Android 12 no Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A rede social ainda agrega outras queixas sobre problemas no update. Em menção à Samsung do Reino Unido, um usuário do Twitter afirmou na quinta-feira (16) que, após a atualização para o Android 12, o seu Galaxy S21 tornou-se "inútil". "Os links não funcionam, congela, o sinal de rede é fraco", relatou.

"Alguém está enfrentando travamentos sérios com o Twitter recentemente? Todas as telas levam muito tempo para carregar", disse outra usuária em inglês que não teve a localidade identificada. "Acho que é mais um problema com o Android 12 no meu Samsung [Galaxy] S21+. O Android 12 quebrou meu Facebook e o McAfee, então não me surpreenderia."

E não para por aí. As críticas também aparecem no Reddit : na quinta-feira (16), um usuário do fórum afirmou que seu Galaxy S21 Ultra ficou mais lento desde que atualizou para o Android 12. Mais uma pessoa relatou que a barra de navegação desaparece aleatoriamente do seu S21 enquanto outro dono do S21 Ultra se queixou de problemas na bateria no mesmo dia.

Tecnoblog  entrou em contato com a Samsung, mas não teve retorno até o momento. A matéria será atualizada em caso de resposta.

Exclusivo: Samsung interrompe Android 12 para Galaxy S21 no Brasil após relatos de bugs

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!