6 aplicativos para aprender programação
Vivi Werneck
6 aplicativos para aprender programação

Saber programar pode ser o caminho para várias oportunidades de trabalho, hoje em dia. Apesar dos cursos e até graduações disponíveis, é possível começar os estudos a partir de aplicativos de programação, que contam com exercícios para entender as diferentes linguagens e praticar. Assim como aprender um novo idioma, programar também demanda muita dedicação. Conheça alguns destes apps.

Índice

  • 1. Grasshopper
  • 2. Programming Hub
  • 3. Mimo
  • 4. Encode
  • 5. Enki
  • 6. SoloLearn

1. Grasshopper

Grasshopper é um aplicativo de aprendizado de programação com foco em JavaScript. O software é gratuito e está disponível para Android e iOS. Para facilitar os exercícios, ele traz um sistema de editor de códigos que basta arrastar e soltar, além de uma interface amigável; bem prático para quem está começando. Com este app, você aprende o básico de JavaScript, como funções, variáveis e métodos.

2. Programming Hub

O Programming Hub é um app grátis disponível para Android e iOS. Caso esteja buscando por um aplicativo para aprender várias linguagens de programação em um só lugar, esta é uma boa opção. De acordo com os desenvolvedores do app, é possível conhecer e dominar até 18 linguagens com o Programming Hub.

A promessa é que você encontrará cursos completos com mais de 1.800 programas e poderá estudá-los e praticá-los no seu tempo. Inclusive, todo o material de estudo também fica disponível offline.

3. Mimo

Este aplicativo, gratuito para Android e iOS, tem uma pegada um pouco mais objetiva e focada em projetos que você já busca desenvolver no mundo real. O Mimo também oferece formas diferentes de aprendizado e traz uma interface simples e amigável. 

Com pequenas lições que você pode praticar sem ocupar muito o seu tempo, o app usa um sistema de gamificação dos estudos, com recompensas que te incentivam a continuar programando. Você terá a oportunidade de aprender algumas linguagens e tecnologias, como: Python, JavaScript, Java, HTML, CSS, SQL, Swift, Kotlin, C++, SQL e PHP.

Leia Também

Grasshopper é um aplicativo do Google que ensina programação de graça (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Grasshopper é um aplicativo do Google que ensina programação de graça (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

4. Encode

De graça para Android e iOS, o Encode é um app com base em JavaScript e muito interessante para iniciantes. A interface é fácil de usar e ainda oferece tutoriais bem explicados. Cada passo a passo traz observações essenciais para começar, então fica simples de acompanhar e/ou de voltar para recordar.

Como o aplicativo traz lições curtas, o fator de retenção de informação costuma ser maior, o que reduz a frustração de não conseguir aprender muita coisa ao mesmo tempo. Os tutoriais também oferecem feedback, de acordo com o seu desempenho, o que te ajuda a avaliar melhor como está o seu andamento nos estudos.

5. Enki

O app Enki conta com uma boa variedade de cursos que abrangem desde Python e JavaScript a planilhas e Airtable. O aplicativo (assim como os demais apps desta lista) também apresenta uma interface bem atrativa e acessível para novatos. Enki, disponível para Android e iOS, traz muitos recursos gratuitos (só baixar e usar), mas é possível também assinar mensalmente o plano Pro para ter acesso a todo o conteúdo da plataforma.

6.  SoloLearn

SoloLearn é um aplicativo gratuito para Android e iOS e oferece cursos de linguagens de programação variados, como: JavaScript, Python, SQL, HTML, CSS, Swift, Java, C++, PHP e Ruby. O aplicativo tem uma série de exercícios de nível básico para ajudar iniciantes. Para dar um boost na sua vontade de aprender, a plataforma social do app permite que você compare seus resultados com outras pessoas.

Apesar do foco em novatos, o SoloLearn também pode agradar a quem já tem um nível mais desenvolvido em programação, já que existem alguns exercícios um pouco mais complexos também.

E estes foram apenas alguns aplicativos de programação gratuitos, em sua maioria, e com uma boa didática para iniciantes. Você tem mais alguma sugestão? Então compartilha com a gente nos comentários!

6 aplicativos para aprender programação

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!