As redes sociais se tornaram canais fundamentais para a divulgação e comunicação com os clientes. No entanto, com tantos canais disponíveis hoje - e em cada um deles, diversos recursos - fica complicado para uma empresa acompanhar tudo. É por isso que existem plataformas exclusivas de gerenciamento de redes sociais, sejam para programar publicações, criar conteúdos, acompanhar tendências ou monitorar métricas. Veja abaixo 8 ferramentas que vão te ajudar a gerenciar suas redes sociais .
Criação e agendamento de conteúdos
1. Facebook Business Suite
O Facebook Business Suite surgiu em 2020, mas já ganhou boas melhorias de lá para cá.
O objetivo da plataforma é facilitar a gestão dos perfis comerciais no Facebook e no Instagram. É uma forma mais rápida das empresas se manterem atualizadas sobre os seus negócios e criar uma comunicação com os clientes.
Entre as suas funcionalidades estão:
- visão geral das atividades;
- agendamento de postagens;
- acompanhamento e análise de dados;
- criação de anúncios;
- acesso rápido a demais recursos como Gerenciador de Anúncios, configurações gerais do Negócio, Biblioteca de Mídia, entre outros.
Vale destacar aqui que todos os recursos do Business Suite são gratuitos.
2. mLabs
Além de permitir o agendamento de publicações nesses canais, para datas e horários específicos, com a possibilidade de inserir legenda, hashtags e links, a ferramenta também conta com a mLabs Studio e o Canva integrado, para a criação de novos designs.
A mLabs também possui calendário para acompanhar publicações agendadas e já publicadas, recurso para a definição de lembretes, geração de relatórios para acompanhamento das redes sociais e workflow com integração de toda a equipe.
Com teste grátis, os planos da ferramenta variam de acordo com a quantidade de contas atendidas e o nível (básico e profissional).
3. Etus
Assim como a mLabs, a Etus também oferece agendamento de publicações nas seguintes redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.
Mas além desse serviço, que é carro-chefe da empresa, a Etus também conta com os seguintes recursos:
- mídia paga em publicações no Facebook e Instagram;
- relatórios personalizados;
- SAC centralizado, onde é possível responder todas as mensagens em uma única caixa de entrada;
- gestão de projetos (workflow) para integração da equipe;
- captação de leads com integração para disparador de e-mails;
- calendário de datas sazonais;
- marca d’água automática;
- banco de imagens.
A Etus possui planos mensal, semestral e anual, e os valores variam de acordo com a quantidade de contas.
4. Canva
A ferramenta Canva já é bastante conhecida pelas suas possibilidades de criação de design, com templates variados, gratuitos e pagos, recursos de edição de imagens e vídeos, e exportação para diversos formatos.
Mas além disso, o Canva também tem o chamado Kit de Marca , espaço onde é possível deixar salvo o logotipo, as cores e as fontes usadas por cada cliente, uma forma de economizar tempo; e o Planejador de Conteúdo , espaço para organizar e agendar publicações nas redes sociais.
Importante destacar que esses dois recursos não estão inclusos no plano gratuito do Canva que também traz limitações em templates. Mas a ferramenta disponibiliza o plano Pro e Enterprise , com teste gratuito, **que libera todas as funções.
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5. Postgrain
Como o próprio nome já aponta, o Postgrain é totalmente focado no Instagram. Ou seja, a ferramenta permite o agendamento de publicações, stories e IGTVs com antecedência, facilitando também a navegação por todas as contas agenciadas, em um único espaço.
Outros recursos interessantes da plataforma são:
- gerenciamento de interações (chats e respostas);
- integração de catálogo de produtos com as publicações na rede social;
- relatórios dos perfis;
- suporte para dúvidas e necessidades;
- função de repostagem;
- gerenciamento de times.
Os preços do Postgrain variam de acordo com a quantidade de contas gerenciadas, mas a plataforma oferece teste gratuito.
Monitoramento
6. BuzzSumo
O BuzzSumo é focado em monitoramento de desempenho e geração de novos insights para a criação de conteúdos. O que isso quer dizer?
Quer dizer que a ferramenta, a partir da coleta de artigos e de engajamentos sociais, simplifica as informações para que fique mais fácil identificar as tendências, reconhecer o que o público gosta e monitorar a reputação de uma marca, facilitando, com isso, a criação de conteúdo e a atração de pessoas.
Além disso, a ferramenta tem um recurso dedicado a influenciadores, em que ajuda marcas a identificarem as personalidades ideais para campanhas.
Com plano gratuito, limitado, o BuzzSumo também conta com outros planos pagos que liberam outros recursos: Pró, Mais e Grande.
Dados e relatórios
7. Quintly
A Quintly é uma ferramenta paga (com teste gratuito) focada em análise de dados de mídias sociais com API para integrações. Ou seja, nela é possível acompanhar o desempenho de um perfil e colher insights sobre concorrentes, clientes e também influenciadores para as estratégias de marketing digital.
São mais de 500 métricas disponíveis pela ferramenta em painéis totalmente personalizáveis para que você consiga analisar os dados que são relevantes para cada rede, seguindo a necessidade de cada cliente.
Além dos dados e painéis de análises, a Quintly também conta com relatórios personalizados que podem ser criados e automatizados, com controle de acessos a informações privadas.
8. Reportei
A Reportei é mais uma ferramenta dedicada à análise de dados, relatórios e dashboards de redes sociais e marketing digital, como: Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, Google e outras plataformas de disparo de e-mails.
Nela é possível definir as métricas ideais para cada cliente e criar templates específicos para cada conta, com total controle e personalização. Os relatórios também podem ser automatizados para serem enviados por e-mail nos períodos definidos.
Outros dois recursos interessantes da plataforma são: a possibilidade de análises em texto, vídeo e imagem; e a chamada linha do tempo, com relatórios em formato de história com datas de cada projeto.
Os planos da Reportei variam de básico, intermediário, avançado ou personalizado, este último para mais de 15 contas.
E aí, já utiliza alguma dessas ferramentas ou tem alguma para indicar? Conta aqui nos comentários!