Confira as novidades do iOS 15.4
Divulgação/Apple
Confira as novidades do iOS 15.4

Os donos de iPhone e iPad podem comemorar: o iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 chega na semana que vem, com várias melhorias e novidades para os aparelhos da Apple. Em beta desde janeiro deste ano, essa é a maior atualização entre as versões de número 15 do sistema e inclui Face ID com máscaras, recursos de segurança, controle universal, apps em 120 Hz e mais.

iOS 15.4 permite usar Face ID com máscara

Destaque do iOS 15.4, o desbloqueio pelo Face ID com máscaras era um dos recursos mais pedidos pelos usuários de iPhone, desde o início da pandemia da Covid-19. Apesar de ser mais seguro manter o escaneamento da face inteira, a ideia é permitir que pessoas possam usar seus celulares e o Apple Pay enquanto se mantém protegidas de infecções.

Em vez de analisar o rosto completo do indivíduo, o Face ID com máscara foca os sensores nos olhos para fazer a autenticação. Ainda dá para registrar a face usando óculos de grau, mas o recurso não consegue identificar óculos escuros.

Por mais que seja uma novidade interessante, o Face ID com máscara só funciona em aparelhos a partir do iPhone 12. Isso significa que os donos de iPhone X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max terão que continuar tirando as máscaras do rosto para desbloquear o celular.

Novas funções para o iCloud Keychain

Para aumentar a segurança dos usuários de iPhone e iPad, a atualização traz mais recursos ao iCloud Keychain — o gerenciador de senhas da Apple. Seguindo o 1Password, a nova versão do sistema permite incluir observações nas senhas registradas. Com isso, dá para incluir, por exemplo, os códigos de backup das autenticações em dois fatores.

O iCloud Keychain também vai passar a permitir que usuários escondam alertas e recomendações de segurança para senhas fracas ou comprometidas. Essa função não elimina o problema, fazendo somente a mensagem sumir. Para ver o aviso de novo, basta acessar o menu de Recomendações de Segurança Ocultas.

No iOS 15.4, a Apple ainda quer melhorar a forma como o Safari guarda as senhas. Após atualizar o sistema, o navegador não vai mais deixar salvar senhas sem um nome de usuário vinculado. Ao tentar fazer isso, o aplicativo vai mostrar uma mensagem pedindo para incluir um login.

iPadOS 15.4 habilita Controle Universal

Entre as novidades exclusivas do iPadOS 15.4 está o Controle Universal, que chega para integrar os aparelhos da Apple. Com o recurso, é possível usar apenas um cursor e um teclado para controlar iPads e Macs — com macOS Monterey 12.3 — conectados à mesma conta do iCloud.

A função será ativada por padrão no iPadOS 15.4, assim como no macOS Monterey‌ 12.3, e promete ser fácil de usar. Por exemplo, o usuário será capaz de usar um iPad ao lado de um MacBook como tela adicional, sem conectar cabos de vídeo.

Outras novidades da atualização

Por fim, o iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 ainda consertam a exibição em 120 Hz nos aplicativos de terceiros em aparelhos compatíveis. Além disso, há 37 emojis inéditos, novas opções de ajuste e customização de widgets, suporte aos gatilhos adaptáveis do DualSense — controle do PS5 — e API para habilitar notificações em aplicativos web.

Quando chega o iOS e o iPadOS 15.4?

Os downloads do iOS 15.4 e do iPadOS 15.4 começam a ser liberados no dia 18 de março em iPhones e iPads compatíveis. Nesse mesmo dia, a Apple também vai lançar o iPhone 13 na nova cor verde e o iPhone SE com 5G.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!