Instagram testa nova opção para fixar posts
Unsplash/Kate Torline
Instagram testa nova opção para fixar posts

O Instagram confirmou que está desenvolvendo uma nova ferramenta para permitir aos usuários fixar postagens específicas em seu perfil no topo da grade de fotos. O recurso ainda está em fase de testes e só aparece para alguns usuários selecionados na plataforma. Quem recebeu o acesso vê uma nova opção "Pin to your profile" ("Fixe no seu perfil", em tradução livre).

A ferramenta fica disponível como uma nova opção no menu de três pontos ao lado das postagens. A confirmação veio através de um porta-voz da Meta, que compartilhou as informações com o TechCrunch nesta terça-feira (26). O recurso, inclusive, é uma cópia direta do Tik Tok, que trouxe exatamente a mesma função de fixar posts no perfil do usuário no final do ano passado.

"Estamos testando um novo recurso que permite que as pessoas destaquem postagens em seus perfis", disse o porta-voz da Meta ao TechCrunch. A ferramenta chega para resolver parcialmente um problema crônico do Instagram: não é possível organizar suas postagens, elas sempre serão apresentadas em ordem cronológica no seu perfil.

Pelo menos, agora será possível fixar fotos e vídeos que haviam sido enterrados no fundo do perfil do usuário. Os posts destacados ficarão localizados no topo da grade, logo abaixo dos stories fixados. Ainda não é uma reorganização plena, mas ao menos os usuários poderão subir até três postagens para o topo de seu perfil.

O novo recurso já havia sido antecipado em janeiro pelo engenheiro reverso Alessandro Paluzzi. Na época, ele tweetou uma imagem que mostrava uma nova opção Pin to your profile, que começou agora a ser liberada para usuários selecionados. Na prática, seu funcionamento é muito semelhante ao recurso de fixar um tweet no Twitter.

Opção Editar Grade pode ser próximo recurso

Nas duas capturas de tela compartilhadas por Paluzzi meses atrás, outro recurso também foi antecipado. Em uma das imagem, há uma função "Edit Grid" ("Editar Grade", em tradução livre) nas configurações do perfil. Essa outra ferramenta permitiria ao usuário reorganizar suas fotos e vídeos, sem ficar preso às postagens obrigatoriamente listadas em ordem cronológica.

Esse segundo recurso permitiria alterar a organização das postagens ao tocar sobre uma publicação e mover para o lugar desejado, conforme mostra a captura de tela de Paluzzi. Então, bastaria concluir e salvar a edição ao clicar em "Done" ("Pronto", em tradução livre).

A atual grade do Instagram é um problema principalmente para criadores de conteúdo, como influenciadores, que usam frequentemente a rede social e se beneficiariam se pudessem escolher a ordem dos posts no perfil. No entanto, o destino do Edit Grid ainda é um mistério e ele não chegou (e talvez nem chegue) para os usuários.

Ainda que a nova função de fixar posts já começou a aparecer para algumas pessoas, ela ainda se encontra em fase de testes. O Instagram não informou uma data ou previsão para um lançamento global da ferramenta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!