Jam.gg já pode ser usada no Brasil
Divulgação
Jam.gg já pode ser usada no Brasil

O site de jogos retrô Jam.gg, também conhecido como Piepacker durante sua fase beta, estreou oficialmente no Brasil e no resto do mundo nesta semana. Trata-se de uma plataforma social e de jogos online acessível gratuitamente pelo PC, mas que agora inclui também suporte para celular através do navegador Google Chrome. Atualmente, seu catálogo inclui mais de 100 games antigos.

No início de fevereiro, o  Piepacker chegou ao Brasil em versão de testes. Mesmo em um curto período, o site conseguiu acumular mais de 500 mil usuários brasileiros e cerca de 2 milhões de jogadores mundialmente.

Com o lançamento oficial da plataforma, agora chamada Jam.gg, sua proposta segue a mesma. Os desenvolvedores oferecem uma sessão de nostalgia com mais de 100 títulos de games retrô sem a necessidade de um console ou conexão de internet rápida. O acesso ao site é totalmente gratuito e não pede assinatura, apenas o cadastro do usuário.

Há uma boa variedade de jogos multiplayer e a plataforma integra ainda um hub social, prometendo a possibilidade de jogar com amigos e de conhecer novas pessoas durante a gameplay.

Na biblioteca do Jam.gg, podemos encontrar diversos nomes clássicos, incluindo Metal Slug, Earthworm Jim 2, Top Racer, The King of Fighters 98 e Windjammers, por exemplo. Todos eles podem ser jogados exclusivamente através do navegador Google Chrome, funcionando tanto no PC quanto no celular.

Jam.gg agora é compatível com Chrome no celular

Em comunicado, a plataforma se descreve como um "playground aberto para comunidades, criadores e desenvolvedores", prometendo ser constantemente atualizada com novos games retrô e ainda com títulos autorais e exclusivos do site de streaming de jogos. Já existem alguns, como o já lançado Arsène Bomber e os em desenvolvimento Overcooked!, Moving Out, No Heroes Here e Blazing Chrome, que vão chegar ao serviço ainda em 2022.

O lançamento oficial traz mais recursos além da possibilidade de se jogar no celular. Agora, há também suporte para até oito jogadores na mesma sala, salas públicas e privadas, moderação de texto controlada por IA e chat em vídeo. O site possui compatibilidade para o uso de quase todos os modelos de controles comuns no PC e há também uma integração com a Twitch para streamar gameplays.

Para formar o catálogo de jogos, a Jam.gg fechou parcerias de licenciamento com 26 empresas até o momento, incluindo a Atari, Team17, SNK e também acordos diretos feitos com alguns estúdios independentes. Os games antigos rodam no navegador ao serem executados através de emuladores de código aberto e licenciados pela GPL.

Por fim, a Jam.gg foi lançada oficialmente com um recurso que permite que os jogadores utilizem suas próprias ROMS (do Game Boy, Nintendo 64 e PlayStation 1) em um servidor privado. Assim, apenas o host pode liberar o acesso de outros jogadores, controlando também a saída de vídeo e áudio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!