Ao que tudo indica, o WhatsApp está preparando terreno para informar ao usuário do WhatsApp Business quando alguma violação dos termos de uso ocorrer. O objetivo é dar uma chance para a pessoa consertar qualquer erro que tiver cometido antes de um potencial banimento da plataforma.
Segundo o site especializado WABetaInfo, um banner surgirá no topo da lista de chat assim que alguma violação dos termos de uso for feita pelo usuário. Haverá a opção de "Aprenda mais", que promete explicar o que pode ter acontecido para tal quebra.
O dono da conta de negócios poderá, então, corrigir a falha para remover o banner. Em consequência, isso impedirá um possível banimento da conta. Algo que nenhuma empresa deseja para o seu negócio.
Vale destacar que essa função vai aparecer exclusivamente para contas comerciais, ou seja, usuários comuns não precisam se preocupar com esse recurso.
Por último, o aviso vai surgir tanto na versão do aplicativo para iOS quanto para Android. Por outro lado, ainda não há nenhuma previsão para seu lançamento.
Motivos para banimento no WhatsApp Business
Conforme os termos do WhatsApp Business, separamos alguns motivos principais que podem levar a um impedimento de uso da plataforma. Caso a empresa faça qualquer ação que não tem permissão ou que é considerada errada em seu contrato, ela receberá o aviso.
Confira alguns casos:
- Realizar transações nas operações em troca de produtos ou serviços ilegais;
- Negociar a venda de álcool;
- Oferecer venda de quaisquer animais;
- Negociar a venda de partes ou fluidos do corpo humano;
- Comercializar ou negociar serviços de encontro online;
- Realizar transações ou facilitar jogos de azar, jogos de habilidade ou loterias, incluindo cassinos online, apostas esportivas, bingo ou pôquer, se isso custar dinheiro;
- Oferecer determinados produtos de saúde, incluindo dispositivos médicos e produtos para parar de fumar que contenham nicotina;
- Você só poderá iniciar conversas usando um Modelo de Mensagem aprovado (conforme definido na documentação do WA Business), sujeito à cobrança de tarifas aplicáveis;
- A empresa é responsável e deve proteger todo aviso, permissão e consentimento necessários para coletar, usar e compartilhar informações e conteúdo de terceiros;
- Se a companhia receber feedbacks negativos em excesso, poderá sofrer penalizações;
- Causar danos ao WhatsApp ou aos usuários, ou se violar ou incentivar outros a violarem os termos e políticas, conforme determinado a critério exclusivo da Meta.