Após dominar o mercado chinês por bastante tempo, a Samsung perdeu a liderança no país no quesito TVs premium. Ela saiu de 20% do market share em 2019 para 10% em 2021. Ou seja, uma queda substancial. Enquanto isso, a Huawei foi pelo caminho oposto. A companhia chinesa tinha 10% em 2019, mas alcançou os 20% em 2021 no ramo.
Segundo analistas da DSCC (Display Supply Chain Consultant), a participação de mercado, ou market share, da Samsung caiu abaixo de 20% pela primeira vez durante o quarto trimestre de 2020 e até 13% no quarto trimestre de 2021.
O principal motivo disso, na opinião da firma, é o aumento nos preços dos aparelhos.
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A informação trazida pelo site The Elec , afirma que essa queda tira a empresa da Coreia do Sul do topo do mercado da China. Além disso, as companhias TCL e Hisense também sofreram perdas no mesmo período. Já a LG Electronics se manteve com uma fatia de 3%.
Por outro lado, a Huawei acabou abocanhando esse espaço da Samsung. No momento de publicação desta matéria, a chinesa é a nova número um em seu país. A dúvida que fica é se esse cenário será mantido por muito tempo ou se novas mudanças poderão ocorrer em 2022 e 2023.
O que é uma TV Premium?
Não é apenas o preço que define se um aparelho de televisão é considerado premium ou não. Segundo os analistas da firma DSCC, esse tipo de item inclui painel de cristal líquido (LCD) com pontos quânticos, TVs LED com backlight, TVs 8K e televisões OLED.
Alguns exemplos modernos são:
- Samsung Neo QLED QN90B;
- Samsung Smart TV QLED 8K Q800T;
- OLED LG Evo G1;
- TCL QLED TV C825.
Vale ressaltar que a Huawei não atua no mercado brasileiro de TVs. Com isso, a liderança é dividida entre Samsung e LG, mas sugiro não ignorar os itens oferecidos pela TCL.
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