Em tempos de espionagem e ataques com malware, o Windows 11 terá mais um recurso para quem se preocupa com a privacidade. O sistema vai mostrar quais aplicativos acessaram dados sensíveis. Será possível, por exemplo, saber os últimos programas a usar a câmera, o microfone ou a lista de contatos.
O recurso foi adicionado a uma das compilações Preview do Windows 11 e disponibilizado para inscritos no canal de desenvolvedores do programa Windows Insiders.
Com ele, dá para saber mais sobre as requisições de contatos, localização, chamadas, mensagens, capturas de tela, microfone e câmera.
Há algumas limitações. É possível descobrir apenas quais aplicativos acessaram essas informações e quando foi a última vez. Não há informações sobre, por exemplo, quantas vezes eles acessaram, nem em que horários.
As informações ficam no aplicativo Configurações , em Privacidade & ; segurança e Permissões de aplicativo . Lá, um menu drop-down Atividade recente mostra os últimos acessos para cada uma das informações.
Windows 11 terá mais novidades de segurança
Ainda não há uma previsão de quando o recurso deve estar disponível para todos os usuários, e a Microsoft não anunciou oficialmente a novidade. Mesmo assim, executivos da empresa já falam abertamente sobre o assunto.
David Weston, vice-presidente de empresas e segurança de sistema operacional da Microsoft, fez um tweet sobre a ferramenta de privacidade.
Esta não é a única novidade da Microsoft para segurança do sistema. Em abril, ela anunciou uma melhoria na proteção contra phishing do Microsoft Defender SmartScreen.
Outro recurso futuro é a Personal Data Encryption, que protege dados e arquivos do usuário — a única maneira de acessá-los é se autenticando com o Windows Hello.