Sucessor do Samsung Galaxy S22 Ultra pode ganhar novo sensor
Divulgação/Samsung
Sucessor do Samsung Galaxy S22 Ultra pode ganhar novo sensor

A Samsung apresentou um novo sensor para câmeras de celulares nesta quinta-feira (23). Com 200 megapixels, o Isocell HP3 se destaca por trazer um dos menores pixels da indústria, com 0,56 μm (micrometro). De acordo com a marca sul-coreana, o componente pode ajudar a reduzir os módulos de câmera em até 20%.

O lançamento dá sequência aos sensores de alta resolução da companha. Assim como o Isocell HP1, revelado no ano passado, o Isocell HP3 oferece uma resolução de 200 megapixels. Mas, apesar do número enorme, esta especificação ajudará a produzir imagens menores com mais qualidade.

Isto será possível graças à tecnologia Tetra Pixel. A solução é capaz de unir quatro pixels de 0,56 μm em um de 1,12 μm para tirar fotos de 50 megapixels. Também é possível reunir dezesseis pixels de 0,56 μm em um de 12,5 megapixels, o que garante imagens de 12,5 megapixels.

E é aí que vem o pulo do gato. Como os pixels ficam maiores, o sensor não só passa a captar mais luz, como oferece imagens com mais riqueza de detalhes. Essa tecnologia, vale lembrar, também aparece em celulares com câmeras de 108, 64, 50 e 48 megapixels da Samsung e de outras marcas, mas em proporções diferentes.

"Com o nosso mais recente e atualizado Isocell HP3 de 0,56 μm e 200 MP, a Samsung avançará para oferecer resoluções épicas além dos níveis profissionais para usuários de câmeras de smartphones", ressaltou JoonSeo Yim, vice-presidente executivo da equipe de negócios de sensores da Samsung.

Samsung Isocell HP3 pode reduzir módulos de câmeras

A Samsung ainda destaca outras vantagens no módulo. Em um comunicado, a companhia disse que o lançamento é 12% menor do que o modelo anterior, o Isocell HP1, com um formato óptico de 1/1,4 polegada. O resultado dessa alteração será encontrado nos módulos de câmeras, que poderá ser reduzido em cerca de 20%.

Mas estas não são as únicas vantagens do novo componente. O Isocell HP3 ainda conta com uma tecnologia para agilizar o foco automático (Super QPD) e para incrementar o alcance dinâmico do sensor (Smart-ISO Pro). Para filmagens, o sensor grava vídeos em 8K em até 30 quadros por segundo (qps) ou 4K em até 120 qps. 

"Amostras do Samsung Isocell HP3 estão atualmente disponíveis, e a produção em massa deve começar este ano", afirmaram. Ainda não se sabe qual será o primeiro celular do mercado com o novo sensor. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!