Ao que tudo indica, os nudes indesejados do Instagram estão com seus dias contados. Indícios apontam que a rede social está trabalhando em uma ferramenta que detecta e cobre essas imagens quando ela são enviadas pelo bate-papo da plataforma. Ao receber a foto, o próprio usuário pode escolher se deseja ou não visualizar seu conteúdo.
Os testes do novo recurso foram descobertos pelo desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi, que divulgou uma imagem da ferramenta em seu Twitter.
De acordo com o print, além de cobrir o nude enviado, o recurso conta com processamento local, sem envolver os servidores do Instagram.
Além disso, para ajudar os usuários que receberam ou interagiram de alguma forma com conteúdos sensíveis, propositalmente ou não, a ferramenta disponibilizará algumas dicas de proteção úteis nessas situações.
Vale ressaltar, no entanto, que para quem dispensa esse resguardo, não há com o que se preocupar. A ferramenta será opcional, podendo ser ativada ou desligada nas configurações da plataforma.
Mensagens do Instagram escondem conteúdo abusivo
Não é a primeira vez que o Instagram toma medidas para proteger seus usuários de conteúdos sensíveis ou ofensivos nas DMs da rede social.
Além de separar as conversas com seus amigos das mensagens enviadas por desconhecidos, desde o ano passado a plataforma implementou um filtro que detecta palavras, emojis e outros aspectos do texto considerados indesejáveis em um bate-papo.
Dessa maneira, ao identificar um envio com conteúdo abusivo, o Instagram realoca a conversa para as "Solicitações ocultas", uma subpasta das "Solicitações de contato", que torna o acesso às mensagens mais difícil. Separada das abas principais, a pasta ainda pode ter suas conversas visualizadas, apagadas, bloqueadas ou até mesmo aceitas, mas impede que seu conteúdo seja revelado acidentalmente.
Além disso, caso deseje apagar seu conteúdo todo de uma vez, sem precisar ler as Directs, o usuário pode abrir a pasta e clicar na opção "Excluir tudo".