Deletar mensagens do WhatsApp, seja por falta de espaço no celular ou por uma conversa sigilosa, é uma opção mais do que necessária. Mas e quando você apaga alguma coisa importante por acidente? Pois bem, a Meta encontrou uma solução: o mensageiro começou a receber um botão para desfazer a exclusão dos conteúdos.
A novidade foi anunciada pelo chefe do WhatsApp, Will Cathcart, na segunda-feira (19).
“Adicionamos a opção de desfazer ‘Excluir para mim’ para aqueles momentos em que você deseja excluir para todos, mas excluiu acidentalmente apenas para você”, disse.
A opção, como era esperado, surge ao excluir mensagens no WhatsApp. Ao tocar no botão para apagar o conteúdo, o aplicativo vai exibir a breve notificação “Mensagem excluída para mim” na porção inferior.
No aviso, também constará o botão “Desfazer”. Ao pressioná-lo, a mensagem vai aparecer novamente na conversa como se nada tivesse acontecido.
Botão do WhatsApp vai durar apenas 5 segundos
O botão pode salvar algumas vidas. Pego o meu caso como exemplo: volta e meia seleciono algumas mensagens para excluir, mas sem querer escolho uma que não deveria. Depois entro em desespero pois quero resgatar aquele conteúdo de qualquer jeito, e não posso.
Há outras justificativas para a existência do botão. O WhatsApp não é uma ferramenta para trabalho, no entanto, muitas equipes utilizam o aplicativo devido à facilidade. Se você apagou uma explicação do seu chefe por acidente, por exemplo, a atualização vai impedir a perda total daquela informação.
Mas é preciso ficar atento, pois o botão não é eterno: não dá para desfazer a exclusão depois que a notificação do aplicativo desaparece.
Em outras palavras: você só tem cinco segundos, o tempo de duração do aviso, para apertar o botão. Portanto, seja rápido!
Além disso, o executivo frisou que adicionou a opção para desfazer a ação “Excluir para mim”. Isto significa que apenas as mensagens guardadas no seu celular poderão ser restauradas.
A atualização já está sendo liberada gradualmente à versão estável do aplicativo para celulares Android, iPhone (iOS) e computadores (Web).