A Claro anunciou sua primeira expansão de cobertura 5G para cidades que não sejam capitais. Após liberação da frequência pela Anatel
em algumas regiões, a operadora anunciou o início da rede de quinta geração em 38 novos municípios de 10 estados brasileiros. Mesmo com a novidade, a tele possui menos antenas 5G que TIM e Vivo.
As novas cidades com 5G da Claro
O 5G da Claro já está presente em todas as capitais brasileiras. Os municípios da lista abaixo foram ativados nesta segunda-feira (30):
- Serra (ES)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Três Lagos (MS)
- Ananindeua (PA)
- Castanhal (PA)
- Vigia (PA)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Londrina (PR)
- Belford Roxo (RJ)
- Duque de Caxias (RJ)
- Niterói (RJ)
- Nova Iguaçu (RJ)
- São Gonçalo (RJ)
- Caxias do Sul (RS)
- Aparecida (SP)
- Bady Bassit (SP)
- Bauru (SP)
- Campinas (SP)
- Carapicuíba (SP)
- Cubatão (SP)
- Embu das Artes (SP)
- Francisco Morato (SP)
- Guarujá (SP)
- Guarulhos (SP)
- Jaguariúna (SP)
- Jundiaí (SP)
- Nova Odessa (SP)
- Osasco (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Santo André (SP)
- Santos (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Vicente (SP)
- Sorocaba (SP)
- Taboão da Serra (SP)
- Araguaína (TO)
É importante destacar que a cobertura inicial do 5G é pequena, e em algumas cidades pode atingir apenas alguns bairros. A expansão do sinal de quinta geração pela Claro é feita a passos lentos.
É possível consultar as áreas atendidas com 5G pela Claro no mapa de cobertura disponibilizado no site da operadora. A empresa diz que o sinal, batizado de 5G+, "avançará com a expansão de forma gradual".
Claro tem menos antenas 5G que TIM e Vivo
A Claro costuma fazer diversos comerciais exaltando seu serviço 5G, mas a verdade é que a operadora possui uma rede bem menor que suas concorrentes.
Em consulta na Anatel realizada nesta terça-feira (31), a TIM é a operadora com o maior número de estações licenciadas na frequência de 3,5 GHz, com 3.715 antenas em todo o Brasil. A Vivo aparece em seguida, com 1.867 pontos, enquanto a Claro ocupa o último lugar, com 1.526 antenas.
O estado de São Paulo conta com o maior número de estações licenciadas, com 2.073 antenas utilizando 5G de 3,5 GHz. A TIM ocupa a liderança com 1.223, seguida por Vivo (542) e Claro (308).
O que precisa para usar o 5G da Claro
Para aproveitar os benefícios da quinta geração, basta ser cliente da operadora e ter um smartphone compatível com 5G na frequência de 3,5 GHz (banda n78). Não é necessário contratar planos específicos para navegar na alta velocidade.
Quem quiser utilizar o 5G SA (Standalone), cujo núcleo da rede não depende do 4G, deverá ter um smartphone compatível com o formato, utilizar um chip 5G e contratar um plano pós-pago com franquia de 100 GB ou 200 GB, cujos valores mensais começam a partir de R$ 199,90.