Tamanho do texto

Android, iOS e Windows Phone possuem recursos nativos

Recursos do sistema operacional e aplicativos contam com ferramentas para analisar o uso dados
Thinkstock/Getty Images
Recursos do sistema operacional e aplicativos contam com ferramentas para analisar o uso dados

Ao utilizar a internet 3G ou 4G no smartphone ou no tablet, muitos usuários terminam o mês preocupados com o valor que chegará na fatura. Em alguns casos, a falta de controle sobre o consumo faz o usuário ultrapassar a franquia e se deparar com aquela mensagem destestável de que é preciso comprar um plano extra ou que a velocidade será reduzida, a depender da operadora. Para ajudar o usuário nesse controle, alguns aplicativos oferecem recursos para gerenciar o consumo de dados e até mesmo desativar o uso de redes celulares para evitar gastos desnecessários.

Para acompanhar o uso de dados, o usuário precisa informar a franquia mensal e a data de início para a contagem. Com estas informações, o aplicativo consegue indicar se o consumo do usuário está de acordo com o plano contratado. Além disso, o usuário pode saber quais aplicativos estão consumindo mais franquia. Caso o usuário se aproxime ou ultrapasse a franquia mensal, o aplicativo exibe um notifcação. O iG Tecnologia fez um comparativo entre os principais apps para gerenciar o uso de dados:

My Data Manager detalha consumo semanal e mensal em redes móveis, Wi-Fi e roaming
Reprodução
My Data Manager detalha consumo semanal e mensal em redes móveis, Wi-Fi e roaming

My Data Manager

Disponível gratuitamente para Android  e iOS , o aplicativo realiza uma estimativa de qual será o consumo ao final do mês de acordo com o que já foi utilizado pelo usuário. No Histórico, um gráfico contribui para o usuário ter uma visão mais ampla do seu padrão de consumo e decidir se o plano atual é o mais adequado.

O app também possui um mapa com os locais onde o usuário utilizou a internet, seja em redes móveis, Wi-Fi ou roaming, isto é, quando o usuário não está na área do seu DDD. Esta divisão em três tipos de rede é utilizada em todo o aplicativo.

O My Data Manager também oferece diversas possibilidades de alertas sobre o consumo de dados mensal. Na área Meus Avisos, é possível habilitar um aviso para quando o usuário atingir o limite de dados do plano ou quando ele não usar a franquia contratada e restarem muitos dados a serem consumidos. Além disso, é possível incluir opções adicionais para o contrato com a operadora na seção Meus Planos. A área permite configurar faixas de horário em que os dados não são cobrados – o que não existe no Brasil – ou aplicativos que se enquadram em políticas de Zero Rating, em que as operadoras dão acesso grátis a um app específico, como Twitter, Facebook e WhatsApp.

O aplicativo permite visualizar as informações sobre cada aplicativo, mas não pode tomar nenhuma ação para desabilitar o uso da rede ou reduzir o consumo.

Onavo Count exibe gráfico e lista com os aplicativos que mais consomem dados
Reprodução
Onavo Count exibe gráfico e lista com os aplicativos que mais consomem dados

Onavo Count

O aplicativo detalha o consumo diário, semanal ou mensal e permite ao usuário analisar o consumo em um período personalizado. O aplicativo ainda informa o uso de dados em primeiro plano, quando o usuário realmente está usando o aplicativo, ou em segundo plano, quando uma tarefa é executada sem o programa ser exibido na tela.

Além disso, o Onavo Count informa por quanto tempo o usuário utiliza o aplicativo e quanto ele consumiu em redes Wi-Fi. Um recurso interessante do aplicativo é comparar o consumo do usuário com a média. O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android  e iOS  e possui integração com o Onavo Extend, um segundo programa voltado para diminuir o consumo de apps no celular.

Opera Max usa linha do tempo para detalhar consumo e economia de aplicativos
Reprodução
Opera Max usa linha do tempo para detalhar consumo e economia de aplicativos

Opera Max

Entre os analisados, o Opera Max é o que oferece mais informações sobre o uso de dados. O app utiliza uma timeline com o consumo de aplicativos detalhado por dia e horário. Dentro da área de cada app, o usuário pode definir se o programa utilizará ou não redes móveis e Wi-Fi, se poderá ser executado em segundo plano e se economizará a franquia.

Além de informar o consumo do usuário nas redes móveis e no Wi-Fi, o aplicativo economiza a franquia mensal. De acordo com dados do Opera Max, é possível economizar até 50% dos dados para assistir vídeos no YouTube ou na Netflix. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android .

Recursos nativos

Outra opção para gerenciar os dados é utilizar os recursos disponíveis nos principais sistemas operacionais. No Android  estes recursos estão em Configurações > Uso de Dados. A área permite definir se o smartphone utilizará dados móveis ou se a conexão à internet será feita apenas pelo Wi-Fi. O usuário pode receber uma notificação quando ultrapassar o limite de dados do plano contratado, definindo a franquia mensal e a data para zerar a contagem. A área também exibe um gráfico com o uso de dados mensal e uma lista com os aplicativos que mais consomem a franquia.

Depois de selecionar o menu da seção – o botão com três pontinhos no canto superior direito –, o usuário pode optar por restringir dados em segundo plano e evitar o consumo de aplicativos que não estiverem aparecendo na tela. Entretanto, se a opção for habilitada, alguns apps e serviços não enviarão notificações quando o celular usar redes móveis e terão um pleno funcionamento somente quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Sistema operacional do Google exibe um gráfico com a soma do consumo de dados no mês
Reprodução
Sistema operacional do Google exibe um gráfico com a soma do consumo de dados no mês

O Windows Phone possui um método parecido para economizar com o uso de dados. Para definir um limite, é necessário abrir Sensor de Dados e tocar sobre Definir limite. Em seguida, é possível escolher o tipo deste limite: avulso, quando há uma quantidade predefinida, mensal, se houver um mês para a cobrança ser feita, ou ilimitado. Se o tipo escolhido for avulso ou mensal, é possível inserir franquia e data para reinício da contagem. Na mesma seção, o usuário pode desabilitar os dados em segundo plano. Para isso, é necessário abrir as configurações – a engrenagem na área inferior da tela – e ativar a opção Restringir dados de segundo plano. O sistema permite escolher se os dados serão desabilitados sempre ou apenas quando o consumo estiver próximo do limite estabelecido.

Usuários do iOS podem desabilitar o uso de redes para o dispositivo ou apenas para alguns apps
Reprodução
Usuários do iOS podem desabilitar o uso de redes para o dispositivo ou apenas para alguns apps

Para alterar as opções de uso de rede em dispositivos  iOS  é necessário acessar Ajustes > Celular no iPhone (ou Dados celulares no iPad). A área exibe a opção Dados Celulares, em que o usuário pode ativar ou desativar o uso de redes móveis. Na mesma seção, o item Período Atual informa o consumo do usuário, mas utiliza um método diferente. Enquanto Android e Windows Phone exibem o consumo mensal, o iOS soma o uso de dados desde a última vez que as estatísticas foram redefinidas. Para tornar o cálculo mais parecido com o de outros sistemas, é necessário zerar as estatísticas mensalmente. O sistema também possui um recurso nativo para ativar ou desativar o uso de dados para cada aplicativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.