Tamanho do texto

Aparelhos podem compartilhar sinal com outros dispositivos

Dispositivos podem trabalhar como um roteador por meio do Wi-Fi, USB e Bluetooth
Reprodução
Dispositivos podem trabalhar como um roteador por meio do Wi-Fi, USB e Bluetooth

Além de se conectarem em redes Wi-Fi, celulares e tablets com o sistema operacional Android podem ser usados como roteadores. O aparelho consegue distribuir o sinal por meio do Wi-Fi, Bluetooth ou USB.

Leia também: Android: como identificar a versão do sistema e atualizar o smartphone

Para acessar estas definições no Android, acesse a opção Configurar – o ícone da engrenagem na lista de aplicativos de celular. Em seguida, escolha a menu Mais, para acessar outras áreas, e selecione Roteador Wi-Fi.

Wi-Fi

Para distribuir sinal para outros dispositivos via Wi-Fi, basta habilitar a opção Roteador Wi-Fi portátil. Com esta opção ativada, qualquer dispositivo poderá utilizar seu celular ou tablet para acessar a internet.

Para ter mais controle sobre quem se conecta ao aparelho, é possível criar uma senha para o aparelho por meio da opção Configurar roteador Wi-Fi. Ao selecionar o item, é possível alterar o nome da rede e a autenticação para WPA2-PSK. Este tipo de segurança de rede solicita uma senha, que pode ser criada pelo usuário.

O menu também permite alterar a banda usada pelo Ponto de Acesso (Access Point) que será criado. O mais recomendado é manter a opção 2,4 GHz, aceita pela maioria dos dispositivos. Para conectar outro dispositivo, basta procurar sua rede e inserir a senha cadastrada.

USB

O usuário também pode usar um cabo USB para conectar outros aparelhos à internet. Esta opção pode ser ativada na mesma área, na opção Vínculo por USB (tethering).

O dispositivo que recebe a conexão terá comportamento de acordo com o sistema operacional. O Windows instala um driver automaticamente. No OS X, é necessário baixar o HoRNDIS  para ativar o recurso. Entretanto, o complemento ainda não está disponível para OS X 10.11 El Captain.

Bluetooth

Outra saída é utilizar o Bluetooth dos aparelhos por meio da opção Vínculo Bluetooth (tethering). Quando ativada, um segundo dispositivo precisa ser emparelhado ao aparelho que envia o sinal para conseguir acessar a internet.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.