Tamanho do texto

Disponível para usuários do Gmail, plataforma deixa antigo formato de caixas de entrada de lado e exibe antes as mensagens mais importantes

Brasil Econômico

Inbox conta com novos recursos para ajudar o usuário a completar suas tarefas
Reprodução
Inbox conta com novos recursos para ajudar o usuário a completar suas tarefas

Considerado por muitos com o sucessor do Gmail, o Inbox é um aplicativo que ajuda o usuário a organizar sua caixa de entrada. Em vez de exibir as mensagens mais recentes, o serviço dá destaque para o que ele considera mais importante, de acordo com o conteúdo e o remetente da mensagem.

O Inbox trabalha com a ideia de manter a caixa de entrada com o menor número de mensagens possível. Portanto, é possível remover uma mensagem arrastando-a para a direita. A plataforma também permite adiar a resposta de mensagens para mais tarde e criar lembretes para horários específicos.

LEIA MAIS:  Nexus: smartphone do Google possui a melhor versão do Android

Ao instalar o app, o usuário pode estranhar a interface. Em vez de exibir informações genéricas sobre a mensagem, o Inbox mostra as informações mais úteis antes de abrir o e-mail. Em caso de uma confirmação de compra, por exemplo, o aplicativo exibe o prazo de entrega do pedido e a imagem do produto diretamente na caixa de entrada .

Quando o usuário recebe um e-mail com imagens de anexo, a plataforma se antecipa e exibe miniaturas dos arquivos recebidos. Confira os principais recursos do organizador de mensagens do Google, disponível para Android  e iOS.

Destacar mensagens

Inbox exibe os principais comandos acima da mensagem
Repordução
Inbox exibe os principais comandos acima da mensagem

Ao marcar uma mensagem com o botão Pin (o primeiro no canto superior direito), você indica ao Inbox que ela é importante e deve ser mantida no topo da caixa de entrada. O recurso também evita que a mensagem seja arquivada por engano ao limpar os e-mails em um bloco.

Para exibir apenas as mensagens marcadas, basta ativar botão ao lado do ícone de busca na caixa de entrada.

Adiar mensagens

Em algumas situações, o usuário recebe o e-mail e não consegue respondê-lo naquele momento. Para não ocupar espaço na caixa de entrada, a mensagem pode ficar oculta por um tempo determinado com a ajuda do botão do relógio. Antes de arquivar a mensagem temporariamente, o aplicativo solicita o melhor momento para ela voltar a ser exibida.

O e-mail também pode aparecer novamente com base na localização. Ao adiar uma mensagem, o usuário pode optar por exibir a mensagem novamente quando chegar em casa, por exemplo.

Limpar mensagens

O botão Limpar é a ferramenta que mais contribui para a caixa de entrada permanacer organizada. Quando o recurso é utilizado, o Inbox entende que a conversa selecionada terminou e arquiva o e-mail. As mensagens continuam disponíveis e poderão ser encontradas por meio da busca.

Botão Limpar elimina várias mensagens de uma só vez
Reprodução
Botão Limpar elimina várias mensagens de uma só vez

Outra possibilidade é limpar diversos itens por vez. Disponível na página inicial, o recurso é util para tirar mensagens publicitárias e notificações de redes sociais da caixa de entrada.

Categorias

Apesar de usar as mesmas categorias, o organizador não exibe as abas disponíveis no Gmail para organizar as mensagens. Em vez disso, o aplicativo mostra as seções em uma linha da caixa de entrada, como e-mails convencionais, sempre que o usuário receber algo novo.

LEIA MAIS: Confira as sete principais mudanças na nova versão do Android

A plataforma distribui as mensagens automaticamente para as categorias nativas: Promoções, Atualizações, Social, Compras e Viagens. O usuário pode criar outras categorias ou eliminar as que considera desnecessárias. 

Lembretes

O Inbox também pode ser usado como um aplicativo de lembretes. O usuário pode programar uma notificação para um determinado horário ou local clicando sobre o botão + (exibido no canto inferior direito da caixa de entrada), que também serve para escrever um novo e-mail.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.