Tamanho do texto

Desenvolvida para concorrer com o Google Now, do Android, e a Siri, da Apple, plataforma sincroniza informações de diferentes dispositivos

Brasil Econômico

Cortana: assistente virtual pode ser ativada diretamente na tela de bloqueio
Divulgação
Cortana: assistente virtual pode ser ativada diretamente na tela de bloqueio

A Cortana, assistente virtual da Microsoft, conta com alguns recursos que simplificam a rotina do usuário. Por meio de comandos de voz, é possível criar lembretes, abrir programas e fazer buscas na web. O programa é semelhante ao Google Now, disponível em smartphones Android , e a Siri, em aparelhos da Apple, e consegue realizar diversas ações após o usuário dizer "Ei Cortana".

LEIA MAIS: Como escolher o carregador portátil ideal para seu smartphone?

No Windows 10, a assistente pode ser encontrada na barra de tarefas e na tela de bloqueio para o usuário fazer perguntas sem desbloquear o dispositivo. Uma vantagem da Cortana é a possibilidade de sincronizar informações em diferentes dispositivos. De acordo com a Microsoft, a ferramenta consegue enviar notificações para todos os aparelhos onde estiver instalada. Confira alguns dos recursos oferecidos pela assistente virtual da Microsoft.

Lembretes e alarmes

Assim como o Google Now, a assistente do Windows 10 pode salvar notas para serem exibidas mais tarde. É possível usar comandos como "Lembrar de ir ao dentista na semana que vem" para o sistema operacional exibir um alerta na data especificada. Para a assistente realmente ajudar no seu dia a dia, o ideal é colocar o maior número de detalhes possível, como dia e hora.

LEIA MAIS: Cinco aplicativos para aumentar sua produtividade

O usuário também pode criar alarmes por comandos de voz como "Configurar alarme para quarta-feira às oito da manhã". O recurso é mais útil no celular, mas também pode ser usado em computadores. Depois de dizer o comando, o sistema ainda exibe na tela o que foi interpretado para o usuário confirmar se as informações estão corretas.

Agenda de compromissos

A plataforma também utiliza a agenda do Windows para salvar compromissos do usuário. Para cadastrar reuniões e outros compromissos no calendário, utilize comandos como "Agendar reunião amanhã às três da tarde". Além de salvar as tarefas em um calendário para ajudar na organização, o recurso também é capaz de exibir lembretes com antecedência para você não perder nenhum compromisso.

Enviar mensagens

Um dos recursos interessantes da Cortana é enviar mensagens de texto utilizando comandos de voz no celular. Disponível no Windows Phone e no aplicativo da assistente, a opção pode ser ativada com falas simples como "Enviar mensagem para". Em seguida, diga o nome do contato – que deve estar salvo em sua agenda – e diga o conteúdo da mensagem. Ao contrário do Google Now, a plataforma exibe o texto na tela para o usuário revisar e evitar erros.

Windows 10 também exibe Cortana na barra de tarefas; assistente consegue enviar mensagens e sugerir locais
Divulgação
Windows 10 também exibe Cortana na barra de tarefas; assistente consegue enviar mensagens e sugerir locais


Traçar rotas

Para exibir rotas, basta dizer algo como "Obter rota para a Avenida Paulista". A ferramenta irá abrir o aplicativo de mapas do Windows e exibir qual o melhor trajeto para o local escolhido. A função utiliza serviços de localização e a plataforma de mapas do Bing para exibir a melhor opção.

Previsão do tempo

Outro recurso útil é perguntar a previsão do tempo para os próximos dias. O recurso pode ser ativado com comandos de voz simples, que fazem parecer que você realmente está conversando com a máquina. Por meio de falas como "Vai chover amanhã?" e "Preciso de um casaco hoje?", a assistente exibe na tela as informações mais importantes sobre a meteorologia.

Abrir programas

A plataforma também ajuda a abrir programas e aplicativos com mais rapidez. Para utilizar o recurso, diga "Abrir aplicativo" e o nome do programa, em seguida. Depois de ouvir a fala do usuário, a assistente pergunta se o usuário realmente quer abrir aquele programa como uma mensagem como "Aqui está o Excel" ou "Está certo". Se o usuário desejar, pode cancelar a operação antes do programa terminar de abrir.

Fazer buscas

A ferramenta também consegue encontrar arquivos salvos no computador ou no OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, a partir de comandos de voz. Diga algo como "Procurar documento" e uma palavra-chave para orientar a busca. Quando a Cortana não consegue responder um comando com um dos programas instalados no aparelho, a assistente faz uma busca no Bing, o concorrente do Google criado pela Microsoft.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.