Tamanho do texto

Navegador do Google é o mais popular entre os usuários por ser um dos mais rápidos e oferecer interface mais simples que Internet Explorer e Firefox

Brasil Econômico

Chrome Web Store oferece uma série de extensões gratuitas para o navegador do Google
Reprodução
Chrome Web Store oferece uma série de extensões gratuitas para o navegador do Google

Fundado em 2008, o Google Chrome é o navegador mais popular entre os usuários. Com cerca de 50% do mercado, o programa cresceu rapidamente por ser mais rápido e oferecer uma interface mais simples que concorrentes como Internet Explorer e Mozilla Firefox. Além disso, o Chrome foi um dos primeiros a permitir o uso de extensões, pequenos programas que rodam dentro do navegador e prometem simplificar tarefas cotidianas.

Para baixar os programas, basta acessar a Chrome Web Store e utilizar o campo de pesquisa. Em seguida, selecione o aplicativo desejado e clique em "Usar no Chrome". O site Entrepreneur publicou sugestões para quem usa o navegador. Selecionamos as melhores extensões na lista exibida abaixo. Algumas delas ficam armazenadas apenas em um computador, mas outras utilizam a nuvem e podem podem ser sincronizadas entre diversos sistemas operacionais e dispositivos. 

Todas as opções oferecem versões gratuitas e podem ser experimentadas sem nenhum prejuízo. Se você não gostar de algum plugin, basta removê-lo clicando com o botão direito do mouse no ícone de extensão e selecionando a opção "Remover do Chrome". Apesar de algumas sugestões serem bem interessantes, é importante lembrar que conforme novos plugins são instalados, mais pesado fica o navegador. A consequência será a lentidão enquanto o navegador é utilizado.

Lightshot

A extensão é uma ferramenta de captura de tela que funciona com apenas um clique no botão da barra de ferramentas. O Lightshot oferece diversos recursos agregados como upload para compartilhar nas redes socials e anotações na imagem. O recurso salva somente o que está sendo exibido dentro do navegador. Se desejar, o usuário pode baixar o programa disponível para Windows e Mac para utilizar todos os recursos.

Save to Pocket

O objetivo do Pocket – também conhecido como Read It Later – é ajudar o usuário a ler publicações mais tarde. Configure uma conta na plataforma para começar a salvar conteúdos. O conteúdo fica salvo com apenas um clique para ser acessado a qualquer momento e em qualquer dispositivo. o plugin pode salvar qualquer página na internet. Além de textos, é possível salvar links de vídeos para assistir mais tarde.

Readability

Ao instalar a extensão, o navegador oferece a possibilidade de exibir páginas mais limpas. Configure uma conta no Readability e clique no botão que será exibido no Google Chrome para dar destaque apenas para o artigo. O plugin também permite imprimir, compartilhar nas redes sociais ou enviar o texto para o Kindle.

Honey

O Honey agrega cupons de descontos de diversos sites de compras e exibe as opções disponíveis para cada página. Além disso, a ferramenta utiliza automaticamente todos os cupons possíveis antes de finalizar a compra em alguns sites. Assim, não há a necessidade de copiar e colar todos os códigos disponíveis.

Netflix Party

Ao instalar o Netflix Party, os usuários podem assistir séries ou filmes da plataforma de streaming de vídeo com outras pessoas, mesmo que estejam à distância. Após escolher um título, basta abrir a extensão, clicar em "Start the party" e copiar a URL, que deverá ser enviada para seus amigos. O plugin ainda oferece uma área de bate-papo para todos conversarem na mesma aba onde o conteúdo é exibido.

Buffer

Se você precisa administrar diversas contas em redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter, o Buffer é uma ótima saída. A extensão coloca um ícone na barra de ferramentas do Chrome que pode ser usada para criar posts com link para a página que está sendo exibida ou agendar publicações que serão exibidas mais tarde. O Buffer também consegue administrar serviços de produtividade como Pocket, IFTTT e Feedly.

A extensão Spoiler Shield também pode ser utilizada em smartphones
Reprodução
A extensão Spoiler Shield também pode ser utilizada em smartphones

Spoiler Shield

O plugin é uma opção simples e gratuita para bloquear spoilers no feed do Facebook ou Twittter. Após instalar a extensão, basta definir quais são os programas de TV, filmes ou esportes que você deseja bloquear. Assim, a extensão bloqueia os posts que contam com um dos termos escolhidos para evitar que você fique sabendo o desfecho de alguma história sem querer.

Panic Button

A extensão Panic Button é uma ótima maneira de evitar reclamações no trabalho. O programa fecha todas as abas que possuam algum conteúdo incriminador com apenas um toque. Basta apertar o ícone do plugin ou a tecla F4 para salvar as abas em uma pasta e ter a possibilidade de reabri-las facilmente.

The Great Suspender

Manter muitas abas abertas no navegador consomem boa parte da memória do dispositivo. A extensão consegue recuperar parte da capacidade da máquina ao verificar se existem abas que não estão sendo usadas. Se uma página estiver aberta por muito tempo, o plugin cancela o conteúdo carregado temporariamente para liberar espaço no computador. Quando você voltar para o site, a página é carregada novamente.

Tabs Outliner

O plugin reorganiza a forma como as abas aparecem no Google Chrome. Em vez de exibi-las horizontalmente, o Tabs Outliner mostra o que está aberto em formato de árvore, como as pastas exibidas no Windows Explorer. Quando o usuário fecha uma aba, a página continua salva na extensão, para facilitar o acesso mais tarde. Há, também, a opção de fechar todas as abas de uma vez só sem sair do navegador.

Magic Actions for YouTube

O objetivo do Magic Actions é customizar a interface do YouTube enquanto você usa o navegador do Google. O plugin também permite ao usuário utilizar o scroll do mouse para controlar o volume, alterar a visualização para o modo wide ou melhorar a qualidade dos vídeos para HD. Se você desejar, o programa também oculta anúncios e comentários dos vídeos. A extensão também funciona no Firefox e no Opera.

Video DownloadHelper

O plugin permite baixar vídeos de diversos sites com opções como alterar o título do arquivo que será armazenado, fixar arquivos baixados e configurar o limite de downloads simultâneos para economizar parte da banda larga. Apesar de ser compatível com diversos serviços de vídeo, a extensão não consegue fazer o download do YouTube para evitar violações das regras do Google. Para saber como baixar conteúdos do YouTube, clique aqui.

Save to Google Drive

O serviço de armazenamento na nuvem do Google é uma das plataformas mais utilizadas por quem deseja salvar arquivos e acessá-los de qualquer lugar. Desenvolvido pela própria empresa, o plugin permite ao usuário salvar uma página completa ou apenas elementos como imagens e documentos diretamente em sua conta no Drive.

Hotspot Shield Free VPN Proxy – Unblock Proxy

O uso de VPN é uma ótima opção para você acessar conteúdos bloqueados no Brasil. Provedores do tipo foram muito utilizados após determinações judiciais envolvendo o aplicativo de mensagens WhatsApp. A extensão oferece conexões para liberar o acesso a conteúdos bloqueados da Netflix ou do YouTube, por exemplo.

MakeGIF Video Capture

Assistiu um vídeo de YouTube ou do Vimeo e gostaria de transformá-lo em um loop infinito? A extensão MakeGIF promete simplificar a criação de imagens animadas. Para utilizar a ferramenta, basta clicar no botão do plugin na barra de ferramentas. O plugin recupera parte do código do site e consegue realizar a conversão para GIF.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.