Tamanho do texto

Atualização do OneNote informa a resposta e passo a passo para resolver operações matemáticas feitas em dispositivos com tela sensível ao toque

Recurso do OneNote é avanço depois do Editor, ferramenta  lançada no Word para melhorar escrita do usuário
Reprodução
Recurso do OneNote é avanço depois do Editor, ferramenta lançada no Word para melhorar escrita do usuário

O OneNote, aplicativo de anotações da Microsoft, ganhou uma atualização passou a oferecer recursos que prometem simplificar a rotina do usuário. A mais interessante delas é o assistente para operações matemáticas feitas à mão em dispositivos com telas sensíveis ao toque. A ferramenta consegue transformar o que o usuário escreve em texto e dar uma resposta para o problema.

LEIA MAIS: Assistente do Windows 10 organiza sua agenda com comandos de voz; veja dicas

Além de oferecer a solução, o programa consegue exibir um passo a passo para explicar ao usuário qual caminho foi utilizado para alcançar a resposta. "Esta assistência faz o OneNote ser o seu professor de matemática e combina bem com o Editor, o assistente de escrita recém-anunciado no Word", publicou a empresa em seu blog.

Os dois recursos utilizam inteligência artificial para atingir seus objetivos. No caso do Editor, do Word, a intenção é melhorar a sua escrita. Em vez de apenas checar erros ortográficos, como ocorria em versões anteriores, o programa analisa sentenças difíceis de entender ou palavras complexas usadas sem necessidade. A ferramenta também oferece uma justificativa para o usuário entender por que um determinado ponto do texto está errado.

LEIA MAIS: Lenovo lança Vibe B para atrair quem busca smartphone barato

Outro recurso permite reproduzir anotações feitas para o usuário entender operações matemáticas ou notas de uma reunião, por exemplo. A ferramenta Ink Replay reproduz com pausas o que foi escrito anteriormente e permite que a pessoa acompanhe a ordem das anotações.

O programa também liberou o uso de estilos nas anotações, além de cores sólidas. Como lembra o site The Next Web, os efeitos de arco-íris, dourado e prateado não tornam o usuário mais produtivo, mas deixam as anotações mais personalizadas. De acordo com as Microsoft, o destaques coloridos ajudam a aumentar o engajamento com o OneNote.

LEIA MAIS: Cinco aplicativos para aumentar sua produtividade

As atualizações do OneNote estão disponíveis para usuários do Office 365, plataforma de assinatura mensal da Microsoft que também oferece programas como Word, Excel e PowerPoint. O pacote também recebeu suporte do Windows Information Protection (WIP), que previne vazamento de dados e passou a ser compatível com programas do Office para tablets e smartphones com Windows.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.