Tamanho do texto

Dispositivo consegue exibir jogos, aplicativos e conteúdos, como filmes e músicas, por meio de um cabo HDMI conectado à televisão do usuário

Brasil Econômico

Segunda geração do Google Chromecast é  tem um visual bem diferente do modelo anterior
Divulgação
Segunda geração do Google Chromecast é tem um visual bem diferente do modelo anterior

O Google Chromecast é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer uma televisão se comunicar com smartphones, tablets ou laptops. ou um aplicativo para a televisão. O adaptador consegue enviar um aplicativo ou conteúdos como filmes, músicas, vídeos no YouTube e até mesmo games. Para utilizar o dispositivo, basta conectá-lo em uma televisão com entrada HDMI.

LEIA MAIS: Conheça 15 extensões úteis para o Chrome

O dispositivo de streaming foi lançado em 2013 nos Estados Unidos e só chegou um ano depois no Brasil. Em abril deste ano, o Google Chromecast  foi apresentado com novo visual e recursos mais interessantes para o usuário. Confira uma lista com algumas dicas para quem já tem ou deseja comprar o adaptador do Google para televisões.

Ao ser instalado, Google Cast exibe um ícone na barra do navegador
Reprodução
Ao ser instalado, Google Cast exibe um ícone na barra do navegador

Google Chrome

O usuário pode reproduzir o acesso de sites por meio do Google Chrome. Antes de começar a exibição na TV, é necessário adicionar a extensão Google Cast a partir da Chrome Web Store . Em seguida, clique no botão "Transmitir guia". A janela exibirá todos os dispositivos que podem ser conectados. Para começar a transmitir o que é exibido no notebook, basta selecionar o Chromecast.

Apresentações

Outro recurso interessante do Chromecast é exibir arquivos do Google Drive diretamente na TV. A ferramenta trabalha como um projetor e simplifica a realização de apresentações corporativas. Para exibir um arquivo do Drive, basta abri-la no notebook ou no smartphone e escolher a opção "Apresentar". Em seguida, selecione "Apresentar em outro dispositivo" para enviar a apresentação para a TV.

LEIA MAIS: Atualização do Google Photos estabiliza imagens em movimento feitas no iPhone

Se a apresentação estiver em um arquivo do PowerPoint, o processo fica um pouco mais demorado, mas ainda assim o Chromecast pode ajudar. Para exibir a apresentação, abra o navegador Chrome e clique no ícone do Chromecast. Em seguida, escolha a opção "Transmitir área de trabalho" e abra o arquivo desejado para exibir a apresentação.

Vídeos

O Chromecast é mais conhecido por permitir que o usuário veja vídeos do YouTube, Netflix e outros serviços. Mas também é possível usar o acessório para ver na TV vídeos guardados no computador ou notebook.

Para isso, basta instalar a extensão do Chromecast no navegador Chrome de seu computador. Com ela instalada, é possível ver na TV qualquer conteúdo aberto na aba do Chrome de seu notebook ou PC. E, como o Chrome abre diversos tipos de arquivos de vídeo, basta escolher o vídeo desejado e abri-lo no Chrome, por meio do comando Ctrl+A.

Essa reprodução de vídeo está sujeita a engasgos, dependendo da velocidade do Wi-Fi da casa, da distância entre o computador e o Chromecast e outros fatores. Se for este o caso, você pode reduzir a qualidade do vídeo para garantir a velocidade. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da extensão do Chromecast e escolha "Opções". Na tela seguinte, reduza a qualidade do vídeo.

Músicas

Quem tem um bom home theater conectado à TV pode usar o Chromecast para animar o ambiente sem depender de arquivos MP3 ou CDs. Basta conectar o acessório à TV e usar apps de serviços de streaming como Deezer e Spotify para transferir as músicas diretamente para as caixas de som do home theater.

Jogos

O usuário também tem a opção executar games que contem com suporte para o Chromecast. Para encontrar novos jogos, abra o Google Cast e utilize a aba "Encontrar aplicativos" ou abra a Google Play Store, acesse "Apps e Games" e selecione a opção "Categorias". Em seguida, escolha a opção "Google Cast" e abra o menu "Jogos". Os títulos oferecem uma conexão mais amigável entre a televisão e o dispositivo.

LEIA MAIS: Google Agenda: 5 dicas para aumentar a produtividade com o aplicativo

Após instalar e abrir um dos jogos disponíveis para Chromecast, procure pelo logotipo do Google Cast para transmitir o que está sendo exibido na tela do celular ou tablet para a TV. Há, também, a opção de utilizar celulares Android ou iOS como controles. Para jogos multiplayer, é possível usar mais de um smartphone ao mesmo tempo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.