Tamanho do texto

Para funcionar de forma independente, relógio recebeu sensores presentes em celulares como GPS, que ajudará usuário a acompanhar rotas em mapas

Samsung Gear S3 conta com duas versões: Frontier (esquerda) e Classic (direita)
Divulgação
Samsung Gear S3 conta com duas versões: Frontier (esquerda) e Classic (direita)

Ao contrário do que acontece com os smartphones, o mercado de relógios inteligentes mostra ainda ter bastante espaço para evoluir. A Samsung utilizou a IFA 2016, maior feira internacional de eletrônicos da Europa, para apresentar um novo modelo, o Samsung Gear S3. A principal vantagem é o fim da necessidade de um smartphone para fazer dispositivo funcionar. Os dois aparelhos podem trabalhar em conjunto ou separadamente.

LEIA MAIS: SmartWatch 3 é opção de relógio inteligente discreto e com boa bateria

Para funcionar de forma independente, o Samsung Gear S3 recebeu sensores disponíveis em celulares. Entre as ferramentas que já estavam disponíveis na versão anterior e as lançadas para o novo modelo, estão o velocímetro, o barômetro, responsável por medir a pressão atmosférica, e o GPS, que permitirá permitirá a utilização de aplicativos de mapas mesmo sem o smartphone.

Apesentado nos modelos Classic e Frontier, o dispositivo tem bom visual para públicos diferentes. A primeira opção tem design minimalista e sugere um modelo executivo do relógio. Por outro lado, o Frontier tem visual voltado para a prática de esportes e oferece mais detalhes no círculo ao redor do visor. As laterais dos relógios possuem dois botões em que o usuário pode navegar pelo Tizen, sistema operacional instalado no relógio.

O usuário pode escolher entre uma das dezenas de temas desenvolvidos pela Samsung para o dispositivo ou uma das opções disponíveis na Gear App Store, loja de aplicativos do relógio. A empresa também oferece diferentes modelos de pulseira, que podem ser trocadas por uma das opções produzidas pela Samsung ou por qualquer pulseira de 22 mm.

LEIA MAIS: Galaxy Note 7 tem leitor de íris e acessórios gratuitos por preço alto

Com 4 GB de armazenamento, o relógio é compatível com mais de 10 mil aplicativos. Entre eles, Spotify, Uber e Yelp. O aparelho ainda consegue sincronizar com o aplicativo S Health, da Samsung, para oferecer instruções ao usuário durante os exercícios. O dispositivo possui 1 GB de memória RAM e oferece vantagens com outros produtos da empresa. Os fones de ouvido sem fio, Gear Icon X, por exemplo, são compatíveis com o relógio.

A Samsung ainda manteve a assistente virtual S Voice e o sensor NFC, que permite pagamento móvel com o Samsung Pay. Os recursos podem ser usados com tranquilidade e o usuário não precisa se preocupar com a carga do Samsung Gear S3. O relógio pode ser carregado sem a necessidade de fios e os 400 mAh oferecem até quatro dias de funcionamento, de acordo com a empresa. Apresentado há poucos dias, o modelo ainda não tem data de lançamento para o Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.