Tamanho do texto

Plataforma é compatível com serviços dos mais variados tipos e permite ao usuário criar regras customizadas para economizar tempo no dia a dia

Brasil Econômico

Compatível com diversos serviços, o aplicativo do IFTTT oferece receitas prontas na tela inicial
Reprodução
Compatível com diversos serviços, o aplicativo do IFTTT oferece receitas prontas na tela inicial

O aplicativo IF é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para realizar tarefas do dia a dia. Desenvolvido pelo IFTTT, abreviação para If This Than That (ou "se isso, então aquilo", em uma tradução livre), o programa permite ao usuário criar alguns comandos que serão executados pelo smartphone em situações determinadas.

LEIA MAIS: Aplicativo do Youtube para Windows Phone é removido pela Microsoft

Disponível para Android e iOS, o aplicativo do  IFTTT  oferece suporte para mais de 300 aplicativos de redes sociais, armazenamento na nuvem, música, negócios e outros. O usuário pode criar ações customizadas ou utilizar os comandos criados por outras pessoas para enviar para o Twitter as fotos publicadas no Instagram ou silenciar o smartphone ao chegar no trabalho, por exemplo.

Após a instalação, o programa oferece acesso a um tutorial que apresenta o conceito de receitas, as ações que o dispositivo seguirá para facilitar a rotina. O programa utiliza três informações para realizar cada regra: o canal do gatilho, o canal da ação e as instruções para completar a ação.

O usuário pode definir que a última foto do Instagram (gatilho) para ser o papel de parede do Android (ação), por exemplo. Para começar a utilizar o aplicativo, no entanto, é preciso criar uma conta na plataforma. A tela inicial do aplicativo exibe uma série de receitas recomendadas para o usuário. As opções vão de automações mais simples, como as voltadas para economizar a bateria do smartphone, até mais avançadas, que se conectam a dispositivos inteligentes como lâmpadas e aparelhos de som.

O aplicativo consegue se comunicar com outros elementos da casa para informar o usuário de assuntos importantes. As lâmpadas podem brilhar quando um novo e-mail chega à caixa de entrada ou as luzes podem mudar de cor se o seu time de coração marcar um gol, concretizando a ideia de Internet das Coisas.

LEIA MAIS: Cinco aplicativos para aumentar sua produtividade

O IFTTT também conta com outros três apps que trabalham em conjunto com o IF: o Do Button, responsável por realizar ações pontuais, o Do Camera, que permite publicações em diversas plataformas com um único clique, e o Do Note, que cria regras a partir de textos escritos pelo usuário. 

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.