Tamanho do texto

Com atualização, sistema operacional ganhou maior abertura para apps de terceiros, dando mais utilidade à tela de bloqueio do smartphone

Brasil Econômico

iOS 10 oferece widgets com as principais informações de serviços nativos e aplicativos de terceiros
Pexels
iOS 10 oferece widgets com as principais informações de serviços nativos e aplicativos de terceiros

A atualização para o iOS 10, versão mais recente do sistema operacional da Apple, trouxe mudanças significativas para usuários de iPhone e iPads. A principal delas é maior abertura da empresa para aplicativos de terceiros, dando mais relevância à assistente virtual Siri  e à tela de bloqueio, que ganhou uma nova área para as principais informações dos aplicativos.

O iOS 10 oferece widgets, ou seja, blocos com as principais informações de apps, de serviços nativos, como e-mails, fotos e outros, que podem ser acessados sem desbloquear o smartphone. Para acessar informações antes de abrir o aplicativo, basta arrastar a tela de bloqueio para a direita. A página exibe os widgets habilitados pelo usuário.

LEIA MAIS: Apple lança novos emojis por maior diversidade de gêneros e etnias no iOS 10

A inclusão de novos widgets pode ser feita na mesma tela. Para incluir um novo widget, role até o final da tela e selecione a opção "Editar". A página exibirá em uma primeira área os blocos já habilitados. Logo abaixo, em "Mais Widgets", é possível incluir outros aplicativos na tela de bloqueio. Para te ajudar a aproveitar todas as possibilidades do sistema operacional, o Brasil Econômico separou uma lista com algumas sugestões de aplicativos que aproveitam o recurso.

Yelp

O Yelp é um aplicativo para facilitar a busca por restaurantes próximos ao usuário. A área oferece campos para pesquisa rápida e busca em categorias específicas como bares ou cafeterias, por exemplo. O aplicativo completo oferece locais distribuídos em listas ou em mapas e conta com avaliações feitas pelos próprios usuários.

Wikipedia

O widget da Wikipedia permite ao usuário continuar lendo um determinado aplicativo a partir da onde ele parou. O app recomenda artigos com base no histórico de leitura e nos destaques do dia. Além disso, é possível salvar textos para ler mais tarde, mesmo que não haja conexão com a internet.

Shazam

O Shazam é um aplicativo voltado para descobrir informações sobre músicas. Assim como o SoundHound , a plataforma precisa de um toque para ouvir o que está sendo reproduzido e tentar descobrir o nome ou o artista da faixa. O widget do Shazam conta com o botão para iniciar a busca e alternativas para pesquisar por meio de fotos ou texto.

Kitchen Stories

O widget do Kitchen Stories ganhou uma nova interface para sugerir receitas culinárias diferentes para usuários que não sabem o que cozinhar. A área exibe a receita do dia com o tempo de duração aproximado para o preparo e a avaliação de outras pessoas. A versão completa do aplicativo oferece vídeos e as mais diversas categorias de receitas.  

Fantastical

Criado para melhorar a organização dos usuários, o aplicativo Fantastical é uma boa opção para quem deseja organizar a agenda por meio de lembretes e atalhos e se tornar mais produtivo . O widget exibe um calendário com destaques em cada dia do mês e uma lista quando há compromissos no dia.

Dark Sky Weather

O Dark Sky Weather é uma das boas alternativas para quem deseja acompanhar a previsão do tempo. O aplicativo oferece ao usuário informações sobre as variações durante o dia. Com destaque para a temperatura atual, o widget exibe informações sobre as previsões de mínima e máxima para o dia e a possibilidade de chuva.

Todoist

O Todoist trabalha como um gerenciador para o usuário agendar data e hora para atividades serem realizadas. Ao cadastrar uma nova tarefa, o usuário pode determinar informações como a prioridade e o projeto que ela faz parte. O widget do Todoist permite adicionar novos compromissos ou concluir as principais tarefas do dia. 

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.