Brasil Econômico

O WhatsApp finalmente liberou, de forma oficial, um recurso para excluir as mensagens enviadas para um contato ou um grupo. O recurso vinha sendo testado desde dezembro do ano passado e passou por algumas mudanças a partir da ideia original. Com a novidade, é possível cancelar a exibição mensagens de texto, áudio, vídeo e demais formatos permitidos pelo aplicativo até sete minutos após o envio.

Leia também: Como enviar sua localização para um contato dentro do WhatsApp

Disponível para aparelhos Android, iOS, Windows Phone e para a versão desktop do aplicativo, o recurso é ideal para quem enviou algo por engano ou que se arrependeu pelo conteúdo de uma mensagem. Para excluir uma mensagem enviada no WhatsApp , basta tocar e segurar sobre o trecho que será removido e escolher a opção "Apagar", representada pelo ícone de uma lixeira na barra superior do mensageiro.

Exclusão de mensagens enviadas dentro do WhatsApp estava sendo testada desde dezembro de 2016
Pixabay/Creative Commons
Exclusão de mensagens enviadas dentro do WhatsApp estava sendo testada desde dezembro de 2016

Leia também: O que fazer quando o WhatsApp não exibe o nome de seus contatos

Em seguida, selecione "Apagar para todos" para que outras pessoas não visualizem a mensagem. O conteúdo é excluído até mesmo para quem já teve acesso a ele. Após confirmar a exclusão, o app mantém o campo da mensagem na conversa e informa que a informação foi apagada por seu remetente. Vale lembrar que, para a mensagem realmente ser ocultada, é necessário que as duas pessoas tenham as versões mais recentes do serviço.

Solução para aparelhos mais antigos

Antes da atualização, os usuários do aplicativo tinham uma maneira improvisada de remover uma mensagem, especialmente imagens e vídeos, que precisam de um pouco de tempo para serem carregados. O procedimento não garante a exclusão antes que outra pessoa veja o conteúdo, mas pode ser uma alternativa para aparelhos antigos que ainda não receberam a recente atualização do aplicativo. 

Leia também: Confira 5 recursos pouco usados no Gmail que podem simplificar seu dia a dia

O primeiro passo depois de enviar algo por engano é desativar a conexão com a internet ao habilitar o "modo avião". Se o WhatsApp exibir um sinal de exclamação vermelho à direita da mensagem, em dispositivos iOS, ou o conteúdo desfocado, no Android, você conseguiu interromper o envio. Neste momento, exclua o arquivo da mensagem de acordo com o seu sistema operacional e desabilite o "modo avião" para voltar a ter acesso a internet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!