Quem nunca apagou uma foto , vídeo ou até um documento sem querer? Ter essa atitude muitas vezes pode ser um problema, já que em alguns casos não parece ser possível recuperar o arquivo perdido. Porém existem algumas ferramentas que podem ajudar na hora do desespero em casos simples - e até mais sérios - de perda de arquivos.
Apagar um HD e formatar um computador podem até parecer tarefas difíceis, mas só sabe mesmo o que é “dor de cabeça” alguém que tentou desfazer essa ação. Outro problema que acomete usuários de tecnologia são os arquivos corrompidos, que muitas vezes são importantes e não tem cópia prévia, e quem não tem costume de salvar esses documentos em mais de um lugar pode ter esse problema quando menos se espera.
Motivos que podem te levar a querer recuperar arquivos:
- Fotos antigas de momentos bons;
- Documentos pessoais importantes;
- E-mails com informações relevantes;
- Vídeos com valor emocional;
- Trabalhos acadêmicos;
- Projetos e livros em andamento;
- Formatação involuntária de computadores, notebooks, pendrives e HDs externos.
O Recoverit é um software que tem como proposta recuperar desde fotos até HDs formatados. Para quem é mais desligado e costuma apagar tudo, mesmo que sem querer, o programa é uma ótima opção que promete até 96% de eficácia, ajudando quando o usuário pensa que não tem mais como reaver os arquivos perdidos.
Aqueles que ainda querem recuperar memórias emocionais de iPod e disquetes, por exemplo, podem utilizar a ferramenta acima, que torna isso possível dando a oportunidade do usuário voltar a sentir nostalgia com arquivos antigos que achava que nunca poderiam ser vistos novamente.
Com o processo de recuperação simples e rápido, a única preocupação de quem usa o programa é a diferença entre a versão gratuita e a paga. A primeira recupera até 100MB de arquivos, enquanto a paga, geralmente para empresas ou quem costuma trabalhar com tecnologia, tem modo de recuperação ilimitado.
Como utilizar o Recoverit
Para começar a recuperar seus arquivos é simples. Basta fazer o download da versão escolhida do software, instalar e seguir os passos abaixo:
- Abra o programa;
- Selecione o tipo de recuperação: arquivos eliminados, reciclagem, disco formatado, partição eliminada, dispositivo externo, ataque de vírus, dados após bloqueio de sistema ou recuperação geral;
- Escolha de onde será feita a recuperação (exemplo: flash drive USB, câmera digital, etc);
- Aguarde a finalização.
Pronto, agora é só aproveitar seus arquivos recuperados e ter certeza de que se algum “acidente” desses acontecer novamente não precisa se desesperar, porque ele tem solução.