Após polêmicas envolvendo o uso inadequado da plataforma por crianças, o Roblox anunciou uma mudança em sua política de classificação etária . A empresa fechou uma parceria estratégica com a International Age Rating Coalition (IARC), organização responsável por padronizar classificações indicativas de jogos e aplicativos digitais em diversos países.
Como reportado pelo Portal iG , o Roblox vem sendo investidago por algumas crianças usarem a plataforma de maneira perigosa e adulta. Porém, com a nova atualização, a segurança da plataforma vai se reforçar.
Com a mudança, os atuais selos de maturidade de conteúdo do Roblox serão substituídos por classificações já conhecidas em cada região. Isso significa que usuários nos Estados Unidos passarão a ver a avaliação da Entertainment Software Rating Board (ESRB), enquanto na Europa e no Reino Unido valerá o sistema PEGI. No Brasil, a plataforma passará a adotar as orientações da Classificação Indicativa (ClassInd), do Ministério da Justiça.
“Nosso compromisso é oferecer uma plataforma segura e dar aos pais condições de decidir o que é adequado para seus filhos. A parceria com a IARC traz mais clareza e confiança para famílias do mundo todo” , afirmou Matt Kaufman, diretor de segurança do Roblox, em nota à imprensa
Segundo a empresa, o modelo adotado garante maior transparência, já que os critérios são estabelecidos por autoridades locais, respeitando normas culturais de cada país. Patricia Vance, presidente da ESRB e líder da IARC, destacou que a mudança também beneficia os criadores de conteúdo dentro do Roblox, que passam a ter um processo mais ágil e reconhecido globalmente para definir as faixas etárias de seus jogos.
O IARC reúne nove autoridades de classificação, incluindo órgãos do Brasil, Estados Unidos, Europa, Coreia do Sul, Alemanha e Austrália, além de emitir classificações específicas em países que não contam com sistema oficial. No total, mais de 4 bilhões de pessoas estão em regiões cobertas pela coalizão.
A adoção do sistema marca mais um passo da Roblox Corporation para reforçar suas iniciativas de segurança, após crescer a pressão de pais e especialistas preocupados com o acesso de crianças a conteúdos impróprios.