Olhar Digital

USB 2020
Reprodução
USB 2020

Prepare-se: a partir do ano que vem, dispositivos de todos os tipos contarão com entradas USB com velocidades de transferência de dados muito mais altas. Isso porque o USB-IF (Fórum de Implementadores do USB ) definiu as especificações técnicas que padronizarão a nova geração do conector, que estarão disponíveis para fabricantes em breve.

O resultado do USB4 é que a nova entrada conseguirá transferir até 40 gigabits de dados por segundo, o que é o dobro do USB 3.2, a versão mais recente do padrão de conectores. Com isso, o USB também iguala as taxas de transferência do Thunderbolt 3.

Leia também: Adolescente fica com cabo USB preso no pênis e é socorrido na China

Você viu?

Para quem se preocupa com compatibilidade, o USB4 será retrocompatível e manterá o formato USB-C (que se tornou padrão em celulares atualmente). Isso significa que se você tem algum dispositivo USB 3 ou Thunderbolt 3 utilizando um conector USB-C, você poderá conectá-la normalmente a um computador que tenha uma entrada USB4, por exemplo.

O novo padrão também mantém uma característica importante do USB 3, que é ir além do suporte à transferência de dados; ele também suporta protocolos de vídeo, o que significa que veremos mais monitores conectados a computadores por meio de USB, e não apenas HDMI.

Uma das missões do USB 4 é, em essência, unificar os padrões USB3 e Thunderbolt, permitindo maiores velocidades de transferência e habilitando usos que hoje só são possíveis com o Thunderbolt 3, que já suporta 40 Gbps de velocidade. Entre as possibilidades estão as placas de vídeo externas, que hoje dependem de entradas Thunderbolt justamente pela velocidade superior.

 Leia também: O que é Thunderbolt?


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!