iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

22/07 - 17:56hs

Conheça os principais memes internacionais da internet
O que são memes? Quais são os mais famosos lá fora?

Geek


Por Daniel Pavani

O que é um meme de internet? Será que alguém sabe definir exatamente o que seria este fenômeno tão recente da internet? Em poucas – e curtas – palavras, meme pode ser qualquer coisa que faça sucesso repentino na internet e persista durante um tempo em redes sociais, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e demais páginas da rede. Mais quais são os memes mais famosos, mais importantes? Isso é mais fácil de descobrir.

Meme é uma palavra criada pelo zoólogo e evolucionista queniano Richard Dawkins, no livro O Gene Egoísta, como uma forma equivalente para a memória, do que o gene é para a genética. De acordo com o autor, um meme é uma unidade de informação que se propaga de cérebro em cérebro, ou quaisquer outros meios de armazenamento de informação.

Outras definições também podem ser encontradas na rede, sintetizando meme como “qualquer palavra, frase, imagem ou vídeo que se espalha sem nenhum esforço consciente de uma parte ou de um grupo”. Ou seja, basicamente, um meme é qualquer coisa – realmente, qualquer coisa – que se espalhe naturalmente pela internet. Segundo o site Oh Internet, talvez o primeiro meme da internet tenha surgido em 1982, na Arpanet – uma precursora do que entende-se por internet atualmente – em uma mensagem que ensinava o uso dos emoticons. Em 10 de novembro daquele ano, James Morris, da Universidade de Carnegie Mellon (CMU) escrevia uma mensagem explicando que os símbolos seriam muito úteis para saber qual o humor de quem escreve pela internet, já que não podemos nos ver quando nos comunicamos desta forma.

James contava que a ideia tinha sido de Scott Fahlman, também da CMU, que havia proposto alguns símbolos para saber quando a pessoa que escreve está triste, feliz, brincando ou nervosa. Sugestões feitas por Fahlman são utilizadas ainda hoje, como :-) ou :-(. Claro que, como um dos primeiros memes, os emoticons já se espalharam totalmente e surgiram muitas outras carinhas por aí. Um fato curioso é que aplicativos de comunicação – e mesmo o teclado original do Android – possuem teclas dedicadas a este tipo de símbolo.

Como aparecem os memes?



É claro que não há um ciência exata e nem mesmo uma fórmula para o surgimento dos memes. Entretanto, grande parte dos memes internacionais nasce no 4chan, no quadro /b (NSFW). Esse é o nome tradicionalmente dado aos murais genéricos dentro de fóruns. A denominação ganhou notoriedade por ser um dos mais movimentados murais do 4chan, atraindo cerca de 700 mil visitantes únicos todos os dias. A atualização de conteúdo é veloz, de modo que a cada poucos segundos a página já está bastante diferente, e são postados assuntos dos mais diversos, sem nenhuma moderação, o que faz com que grande parte do que é publicado no /b/ tenha cunho duvidoso, não sendo um site recomendado para abrir no ambiente de trabalho (o famoso NSFW, No Safe For Work)

Os usuários do 4chan são conhecidos na rede pelo humor, ainda que ácido ou negro, e costuma ser a partir deste fórum que surgem alguns dos maiores memes da internet. Basta entrar a qualquer momento na página e a chance de encontrar um possível meme, ou alguém tentando criar um meme, é muito grande.

Quem se interessar em conhecer os mais diversos tipos de meme pode se divertir no site “Know Your Meme”:http://knowyourmeme.com/memes#.TijkWGb5Ibg que possui um catálogo da grande maioria de memes que já apareceram na internet. Muitos deles ficaram muito famosos, como a Trollface, Forever Alone ou a série With lasers.

Memes internacionais famosos



FAIL



Este é tão famoso que virou praticamente um lugar-comum não apenas na internet mas até mesmo em conversas. Basta ver qualquer imagem ou cena em que a alguém claramente fez uma coisa não muito inteligente, e um FAIL (Fracasso, em português) virá quase que certamente. Uma câmera virada para a parede, uma frase mal escrita, uma propaganda mal feita; os exemplos são muitos e sempre muito engraçados. Muitos deles estão disponíveis no Fail Blog.

Trollface



Este meme é outro dos mais famosos, sendo, basicamente, a expressão de alguém que está trolando outra pessoa. O trollface foi criado por um usuário do Devian Art e se tornou tão importante que até mesmo em português deu origem a um verbo (trolar alguém) e um substantivo (trolagem).

Forever Alone



O Forever Alone, ou para sempre sozinho, é um pouco mais recente, e acredita-se que ele apareceu pela primeira vez em 2010. Este meme passou a ser utilizado para designar qualquer pessoa que faça algo muito sozinho ou solitário, seja qual for o local ou ocasião. Umas das coisas mais geniais que já apareceram na internet, é relacionado com ele, o Forever Alone Involuntary Flashmob. Neste _flashmob involuntário, perfis falsos de garotas de Nova York convidavam homens para um encontro às cegas em um mesmo local da cidade e mesmo horário. O resultado? Muitos homens parados, esperando por alguém que nunca viria; todos forever alone.

Pedobear



O pedobear é um dos memes mais controversos que já foram criados, tendo aparecido pela primeira vez no 4chan, onde ganhou força em uma espécie de luta contra a pedofilia. Se alguém postar uma foto de uma garota que pareça ser muito nova, rapidamente alguém responde com a imagem de um Pedobear.

Little Ponys



Um dos mais novos memes internacionais são os pôneis do desenho animado My Little Poney. Os desenhos são muito utilizados – novamente – no 4chan, no quadro /co/ (NSFW) e servem para “quebrar o gelo” ou mesmo a sequência de qualquer thread.

All Your Base Are Belong To Us



Um dos memes mais famosos nos Estados Unidos é o All your base are belong to us (AYBABTU), em referência a um erro de tradução do japonês para o inglês em um game, em 1998. A partir daí, ela começou a aparecer em muitas publicações na internet, como um tipo de assinatura. ela foi ganhando cada vez mais espaço, estando entre os _Top 10 memes da internet em diversos sites. Vale a pena conferir o vídeo com a legendária frase, pelo link “youtu.be/qItugh-fFgg”:http://youtu.be/qItugh-fFgg.

Meme Generator

Outro jeito simples de criar memes na web é partir de uma imagem qualquer e criar frases divertidas para acompanhar. Algumas dessas montagens ficaram tão célebres que ganharam até ferramentas automatizadas para a sua criação na web, com o conhecido Meme Generator. É o caso do Foul Bachelor Frog, conhecido na versão traduzida como Sapo Solteiro, o Advice God, e tantos outros.

Videos que se tornam memes



Mas não só de imagens e texto vive a web. Muitos vídeos viram memes logo depois – ou ao mesmo tempo – que se tornam virais. Os exemplos são tantos que pode até ser difícil escolher o mais popular.

Muitos sites, com o Mashable tentam elencar e escolher os memes mais populares ou mais legais, mas fato é que é realmente uma tarefa árdua. A seguir estão listados apenas alguns deles, mas que, sem dúvida, estão entre os mais populares memes internacionais.

Dancing baby (youtu.be/-5×5OXfe9KY)

Quem não se lembra desse bebê dançando que até mesmo se tornou proteção de tela para o Windows 95?

AYBABTU (youtu.be/qItugh-fFgg)

É claro que o vídeo que originou um meme em imagem e frase também deveria entrar na lista.

Laughing baby (http://youtu.be/5P6UU6m3cqk)

Esse neném dando risada foi um dos vídeos mais vistos de todos os tempos.

Charlie bit may finger (http://youtu.be/_OBlgSz8sSM)

Esse é o vídeo de dois irmãos brincando em que o menor, ainda um bebê, morde o dedo do maior.

JK Wedding dance (http://youtu.be/4-94JhLEiN0)

O casamento deste vídeo parece ter sido um precursor das entradas com danças, tendo se tornado algo bastante comum nos Estados Unidos.

Antoine Dodson, o Bed Intruder (http://youtu.be/hMtZfW2z9dw)

Tudo começou com uma entrevista que Antoine deu à uma rede de TV norte-americana, ao que prontamente os Gregory Brothers transformaram no autotune de sucesso, Bed Intruder.

Rebecca Black (http://youtu.be/ytZPMcI8f1A)

O videoclipe de Rebecca Black foi considerado a pior música pop de todos os tempos e talvez por isso tenha ficado tão popular na rede. Rebecca está fazendo o possível para estender os seus 15 minutos de fama, e agora lança um novo clipe, que não caiu no gosto dos internautas.

Leave Britney alone (http://youtu.be/kHmvkRoEowc)

Para quem acha que é fã da Britney Spears...

Dramatic chipmunk (http://youtu.be/a1Y73sPHKxw)

Aqui no Brasil, o Esquilo dramático também fez muito sucesso, com inúmeras paródias de filmes com o esquilinho. Basta fazer um busca no YouTube para encontrar diversos filmes diferentes com ele.

? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias