Dados de satélite revelam raio com mais de 500 quilômetros de comprimento, o mais longo já registrado
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Dados de satélite revelam raio com mais de 500 quilômetros de comprimento, o mais longo já registrado

No dia 22 de outubro de 2017 houve uma série de tempestades que se formava junto a uma frente fria, no sudoeste dos EUA. A instabilidade do tempo permaneceu até a madrugada, quando um raio surgiu acima do norte do Texas e se espalhou pelo norte-nordeste de Oklahoma, terminando no sudoeste do Kansas.

Uma nova pesquisa publicada pelo Boletim da Sociedade Meteorológica Americana registrou que o " mega flash ", como os raios são conhecidos cientificamente, se estendeu por 500 quilômetros e iluminou uma área de 67.845 quilômetros quadrados. É o raio mais longo já registrado até o momento.

"A extensão horizontal de um raio dentro da nuvem, no entanto, pode ser muito mais longa, atingindo dimensões de 'mesoescala' em grandes sistemas de tempestades", escreveram os autores do novo estudo, liderado por Walter Lyons da FMA Research em Fort Collins, no Colorado.

Para chegar aos resultados obtidos, os pesquisadores coletaram dados do Mapeador Geoestacionário de Raios (GLM) a bordo dos satélites GOES 16 e GOES 17 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), lançados em 2016 e 2018, respectivamente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!