Tamanho do texto

O Facebook lançou uma novidade que permite editar a barra de notificações do aplicativo da rede social; aprenda a usar o novo recurso

Olhar Digital

facebook arrow-options
shutterstock
Facebook permite personalizar barra de notificações


Não tem como ignorar as notificações do Facebook . Todas as vezes que entramos na rede social , o ponto vermelho sobre o ícone azul está presente, seja por alguma notificação dos amigos ou de algo relacionado ao marketplace . Fato é que isso pode ser incomodo às vezes, mas o Facebook parece estar no caminho certo para resolver essa questão.

Agora será possível controlar a barra de navegação do aplicativo do Facebook. Isso vai acontecer graças a uma nova opção chamada "Configurações da barra de atalhos" em que será possível personalizar os itens que são mostrados aos usuários.

Leia também: Facebook cria nova logo para unificar os produtos da empresa

Na última semana, o site TechCrunch identificou a opção de remover determinadas guias como 'marketplace', 'Watch', 'Grupos', 'Eventos', 'Perfil' e 'Solicitações de amigos'. Em resposta à questionamentos, o Facebook  confirmou que a configuração de personalização começou a ficar disponível para todos os usuários. Tendo chegado primeiro ao iOS  e posteriormente em dispositivos Android .

"Estamos implementando controles na barra de navegação para facilitar o acesso das pessoas às coisas que elas gostam, e a possibilidade de controlar as notificações recebidas no aplicativo do Facebook", disse um porta-voz da rede social.

facebook barra de notificações arrow-options
Reprodução/Tech Crunch
Veja como editar a barra de notificações do Facebook




Como personalizar a barra de notificações

Para usar, mudar ou até mesmo excluir um atalho, basta pressionar e segurar sobre o item que deseja modificar até que um menu apareça . Nele, é possível apenas silenciar o atalho ou removê-lo de forma definitiva.

Leia também: Facebook cria seção de notícias e pagará para veículos divulgarem conteúdo

Em julho de 2018, o Facebook  anunciou que começaria a personalizar a barra de navegação com base nos utilitários mais usados; mas isso acabou não acontecendo e a empresa abandonou a ideia.

Ainda de acordo com um porta-voz da rede social , a ideia é dar a liberdade para que os usuários possam acessar apenas o que eles consideram relevantes, dando a opção de interromper toda e qualquer notificação mostrada.

    Leia tudo sobre: Facebook