Tamanho do texto

O lançamento do Snapdragon 865 está agendado para dezembro; novo chipset da Qualcomm deve ser 20% mais potente que o atual

Olhar Digital

snapdragon 865 arrow-options
Reprodução
Novo chipset da Qualcomm será ainda mais pdoeroso


A Qualcomm finalmente anunciou as datas para o seu evento anual, Snapdragon Tech Summit, que ocorre em Maui (Havaí) entre os dias 3 e 5 de dezembro. A principal atração do evento será o Snapdragon 865, o novo chipset top de linha que pode ser 20% mais poderoso que os atuais modelos, Snapdragon 855 e o 855+.

Apesar do lançamento só estar marcado para o mês que vem, existe pouca informação a respeito do novo chipset . Rumores sugerem que ele será construído usando o processador Samsung 7nm EUV, o que pode justificar a melhora em termos de eficiência de energia.

Leia também: Galaxy S11: tudo o que já sabemos sobre o próximo smartphone da Samsung

Pensando em performance, o Snapdragon 865 pode oferecer melhorias impressionantes em relação ao seu antecessor. Segundo a Digital Chat Station , fonte chinesa referência quando o assunto é vazamento, o novo chip terá oito núcleos de processamento e uma GPU Adreno 650.

Além disso, ele provavelmente usará novos núcleos de CPU personalizados baseados na arquitetura Cortex-A77 da Arm com 2,84 GHz, três com 2,42 GHZ e mais quatro núcleos de 1,8 GHZ Cortex A55, para tarefas menos exigentes. Por fim, espera-se que o Snapdragon 865 possua um melhor desempenho com inteligência artificial.

Leia também: Celulares da Black Friday: confira os melhores modelos para adquirir na data

Assim como os modelos atuais, espera-se que o próximo chipset seja oferecido em duas versões. Dessa maneira, enquanto uma versão mais acessível terá suporte para redes LTE (4G), a versão mais cara do chipset terá um modem X55 5G integrado.

A expectativa é que o Snapdragon 865 atenda a praticamente todos os principais telefones top de linha do Android que serão lançados no primeiro semestre de 2020 pela Samsung , Xiaomi e Sony .

Por enquanto, a empresa chinesa 8848 foi a primeira a revelar que seu Titanium M6 5G , um modelo exclusivo no mercado chinês e com preço exorbitante, será integrado ao chipset Snapdragon 865 .