Olhar Digital

Apple Watch identificou batimentos cardíacos irregulares na usuária
Unsplash/Luke Chesser
Apple Watch identificou batimentos cardíacos irregulares na usuária


Marie Bourque, 74 anos, acredita que seu smartwatch salvou sua vida. Tudo aconteceu depois que seu Apple Watch a notificou que estava com um batimento cardíaco irregular, o que fez Bourque ir para o hospital durante a madrugada e evitar complicações mais graves como derrames ou até mesmo uma parada cardíaca.

“Sem a notificação, eu teria acordado na manhã seguinte – espero – e estaria em uma situação muito séria”, afirmou ao New York Post.

Você viu?

Leia também: Homem cai de penhasco e é salvo por Apple Watch

Seu caso é apenas um entre inúmeros de pessoas que foram avisadas pelo Apple Watch de problemas cardíacos. Em outubro, um homem de Nova Jersey se perdeu e caiu de uma montanha, fraturando as costas em três lugares diferentes, mas foi salvo depois que seu relógio discou o 911 automaticamente e acionou o resgate. Outro caso aconteceu em setembro, quando um smartwatch acionou uma ambulância após detectar uma queda forte de seu dono, que caiu da bicicleta e ficou inconsciente.

No caso de Bourque, que possui doença cardíaca, os relógios se tornaram um verdadeiro acessório de saúde já que possuem 84% de precisão no diagnóstico de batimentos irregulares, como a fibrilação atrial. Esta doença aumenta em cinco vezes o risco de derrame e é a segunda maior causa de morte no mundo, com cerca de 175 milhões de diagnosticados ao redor do planeta, sendo 2 milhões deles brasileiros.

Porém, a efetividade dos smartwatches na saúde não é consenso entre os médicos e muitos acreditam que as notificações podem aumentar a ansiedade dos pacientes .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!