Olhar Digital

Instagram lança recurso para combater desinformação
shutterstock
Instagram lança recurso para combater desinformação


Nos últimos anos, observou-se um aumento da desinformação nas redes sociais, usado e comercializado de forma manipuladora por empresas de marketing e organizações políticas. Diante disso, algumas redes vêm tomando posicionamentos e adicionando recursos para controlar as informações falsas que circulam por suas plataformas. Agora, o Instagram se juntou ao time e criou uma ferramenta que sinaliza quando uma foto ou vídeo não é verdadeiro .

O recurso usa aprendizado de máquina (machine learning) para encontrar publicações que tenham o conteúdo classificado como falso por agências de checagem de fatos, em uma parceria que ocorre desde maio. Agora, o programa de alerta foi expandido globalmente, e isso inclui o Brasil .

Instagram vai avisar quando conteúdo for falso
Reprodução
Instagram vai avisar quando conteúdo for falso


Você viu?

Para determinar quais conteúdos são falsos ou parcialmente falsos, a rede social alia os feedbacks dados pela própria comunidade com avaliações feitas pelas agências de checagem parceiras. Caso o usuário encontre alguma desinformação na rede e queira avisar o Instagram , basta clicar em denunciar e em seguida no botão “ Informação Falsa ”.

Leia também: Veja como fazer sua retrospectiva de 2019 no Instagram

Caso a postagem seja identificada, ela é removida das abas de Hashtag e Explorar e ainda sinalizada para os usuários com um aviso de “Informação Falsa”, que contém uma explicação sobre a classificação. Além disso, também será disponibilizado uma aba com links e artigos de fontes confiáveis que refutam o conteúdo.

Essas indicações aparecerão para todos os usuários, seja no Feed , perfil, Stories ou mensagens no Direct. “Desinformação baseada em fotos e vídeos tem se tornado cada vez mais um desafio em nossa indústria e é algo que temos nos dedicado a combater”, afirmou o Instagram em comunicado à imprensa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!