Olhar Digital

WhatsApp
shutterstock
Saiba como se proteger do bug


O Checkpoint Research, grupo de pesquisa da empresa especializada em segurança digital Checkpoint Security, alerta para um bug no WhatsApp que pode fazer o aplicativo “travar” em um loop de fechamentos constantes e destruir permanentemente grupos de conversas.

Chamado de BreakingApp , o bug explora uma falha na forma como os números de telefone dos participantes do grupo são processados pelo app. Ao interceptar e manipular o conteúdo de uma mensagem enviada através do WhatsApp Web , um malfeitor pode modificar o número de telefone para um valor inválido, que fará o app de todos os participantes fechar inesperadamente.

Leia também: Como descobrir qual grupo ou contato do WhatsApp está acabando com sua memória

Uma vez afetado, o app irá continuar fechando sozinho sempre que o usuário tentar usá-lo. A única saída é desinstalar e reinstalar o WhatsApp . Mas além do incômodo, há um efeito colateral mais severo: o grupo e seu histórico ficarão completamente inacessíveis para todos os participantes. Não há como recuperá-lo, e ele terá de ser excluído.

O bug foi reportado pela Checkpoint Research em agosto deste ano, e corrigido a partir da versão 2.19.246 do WhatsApp , lançada em 5 de setembro. Portanto, a maioria dos usuários deve estar protegida. Em todo caso, é importante atualizar seu aplicativo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários