Por mais úteis que um robô-aspirador possa ser, ele ainda esbarra em um obstáculo bastante comum em muitos lares: as escadas. Pensando nisso, o Youtuber e engenheiro, Peter Sripol, montou sua própria versão do aspirador. Sripol adicionou ventiladores a um dispositivo Roomba e criou, assim, um aparelho que pode voar - para que não seja preciso carregá-lo escada acima.
Mesmo que pareça uma solução, o sistema adaptado requer um pouco mais de atenção dos usuários. Isso porque, de acordo com Sripol, o voo não é autônomo - o que significa que é necessário que um piloto humano assuma o controle para que o aparelho suba uma escada, por exemplo. Outro empecilho está na ideia de que os mini-ventiladores podem espalhar ainda mais a poeira.
Leia também: Empresa desenvolve robô que faz faxina no banheiro
Ainda assim, o conceito apresentado parece bastante interessante, já que os aspiradores de pó autônomos estão cada vez mais presentes nos lares de quem não tem tempo para limpar a residência. Infelizmente, essa foi apenas uma adaptação feita pelo Youtuber , que não tem pretensão de vender o experimento. Porém, sua ideia pode ser replicada e até mesmo notada por uma empresa que se interesse em implementar um sistema semelhante em seus produtos.