Olhar Digital

Airbnb analisa histórico criminal e redes sociais dos hóspedes
shutterstock
Airbnb analisa histórico criminal e redes sociais dos hóspedes


O Airbnb afirmou que está usando uma ferramenta de inteligência artificial para escanear a internet à procura de pistas que indiquem se um hóspede é confiável ou não. A iniciativa tem como objetivo proteger os donos dos imóveis.

O portal Evening Standar teve acesso às patentes da tecnologia . Segundo o site, a ferramenta leva em tudo em consideração, desde registro criminal até postagens nas redes sociais . Depois, avalia a probabilidade de traços “não confiáveis”, incluindo narcisismo, maquiavelismo e até psicopatia.

Leia também: Locação pelo Airbnb chega ao STJ; entenda o que pode ser decidido

O recurso foi desenvolvido pela Trooly, uma startup que a empresa comprou em 2017. O Airbnb deixa claro em seu site o uso da tecnologia. “Todas as reservas do Airbnb são classificadas como risco antes de serem confirmadas. Usamos análises preditivas e aprendizado de máquina para avaliar instantaneamente centenas de sinais que nos ajudam a sinalizar e investigar atividades suspeitas antes que elas aconteçam” é o recado dado a seus clientes.

É difícil afirmar se uma inteligência artificial  realmente é capaz de prever se uma pessoa é psicopata apenas a partir de informações online sobre ela. Porém, a empresa tem lidado com problemas de hóspedes depredarem casas alugadas há tempos. Portanto, se a ferramenta conseguir eliminar possíveis vândalos, sua implementação já terá sido justificada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!