Olhar Digital

Apps que cobram taxas sem autorização foram instalados por 600 milhões de pessoas
shutterstock
Apps que cobram taxas sem autorização foram instalados por 600 milhões de pessoas


Pesquisadores de segurança da Sophos dizem ter descoberto um novo conjunto de aplicativos de “fleeceware” que podem ter sido baixados e instalados por mais de 600 milhões de usuários do Android . O termo, criado pela empresa, se refere a apps que não cancelam a inscrição do usuário automaticamente após a desinstalação e que cobram taxas sem autorização.

Inicialmente, a Sophos afirmou ter descoberto 24 aplicativos para Android que cobravam valores entre R$ 417 e R$ 1 mil por ano por funções simples como leitores de QR code e calculadoras. Em um novo relatório publicado terça-feira (14), a empresa diz ter descoberto outros aplicativos fleeceware.

Leia também: Xiaomi prepara smartphone com sete câmeras

Esses programas foram instalados por mais de 600 milhões de pessoas. Apesar de ser um número alto, Jagadeesh Chandraiah, analista da Sophos, disse que suspeita que esses serviços podem estar utilizando programas de terceiros para aumentar as contagens de instalação e comprar avaliação cinco estrelas na Play Store. Dessa forma, conseguiriam atrair mais usuários.

Atenção

É provável que nem todos os usuários que instalaram os aplicativos tenham se inscrito por um período de avaliação. Porém, para aqueles que fizeram, é aconselhável que verifiquem o histórico de pagamentos da Play Store quanto a cobranças de apps já desinstalados. A tabela abaixo mostra a lista de aplicativos que estão envolvidos com comportamento fleeceware, segundo a Sophos.

Reprodução

Via: ZDNet

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!