Olhar Digital

Hackers se aproveitam do momento para aplicar golpes
Unsplash
Hackers se aproveitam do momento para aplicar golpes


Diversos golpes em redes sociais , apps e na internet têm se aproveitado do medo das pessoas com o novo coronavírus . O  dfndr , laboratório especializado em segurança digital da PSafe , encontrou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a doença e a quarentena como pretexto para atrair a população, atingindo mais de 2 milhões de brasileiros .

As artimanhas prometem, entre outras coisas, kits com máscara e álcool em gel , assinaturas de serviços de streaming e até pagamentos extras para o Bolsa Família . Segundo Emilio Simonini, diretor do dfndr , a maioria dos golpes tem o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros ou levar as vítimas a páginas falsas.

Leia também: Inteligência artificial e segurança: entenda porque dados devem ser protegidos

“Para tornar o ataque mais verídico, alguns golpes se aproveitam de ações reais que grandes empresas e o governo estão realizando para enfrentar o coronavírus ”, alerta Simoni. “A tendência é que o número de ataques e de vítimas aumente nos próximos dias, principalmente em decorrência do agravamento da situação do país”, continua.

Veja alguns cuidados para evitar cair nos golpes:

  • Desconfie de informações sensacionalistas e busque fontes confiáveis;
  • Cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp e redes sociais ;
  • Verifique a validade do link no site do dfndr lab ;
  • Utilize soluções de segurança do próprio celular, como detecção automática de phishing .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!