Olhar Digital

iPhones travam com o envio de um caractere
Unsplash/Taylor Grote
iPhones travam com o envio de um caractere


Foi descoberto recentemente um novo bug envolvendo o envio de caracteres no iOS . Os símbolos, da língua Sindi, fazem com que o sistema operacional bloqueie algumas funções e o iPhone  trave.

O problema começou a ser percebido há algumas semanas, após usuários de redes sociais como Discord e Telegram reclamarem sobre o acontecido. Testes apontam que a vulnerabilidade é verdadeira e afeta a versão 13.4.1 do iOS, sistema operacional da Apple .


Você viu?

Para recuperar um iPhone atingido pela falha, basta reiniciá-lo à força ou aguardar até que o Springboard – processo interno responsável por controlar a tela inicial e seus aplicativos – se recupere.

Leia também: Falha em iPhones e iPads pode ter permitido roubo de dados durante oito anos

O problema parece afetar principalmente a maneira como o sistema lida com notificações dos aplicativos . Por isso, a melhor maneira para se proteger de pessoas que compartilham esse tipo de "brincadeira" é desativar as notificações dos apps de mensagens.

De acordo com o site 9to5Mac , a falha parece não afetar a versão mais recente do sistema, conhecida como 13.4.5. Como o bug foi corrigido nessa versão, podemos presumir que a Apple  estava ciente do acontecido.

Problemas anteriores

Há dois anos, algo semelhante ocorreu com os aparelhos da marca. Uma falha anterior, descoberta no iOS 11 , desativava o acesso a aplicativos e mensagens recebidas no aparelho. O problema era desencadeado após o envio de um caractere do idioma Telugo para os dispositivos.

A Apple  luta há anos contra esse tipo de vulnerabilidade do sistema. Em 2018, um único link foi suficiente para travar iPhones  em todo o mundo. Em 2015, uma pequena sequência de texto foi responsável por desativar o iMessage.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!