Olhar Digital

Robô patrulha parque em Singapura
Reprodução/YouTube/Reuters
Robô patrulha parque em Singapura


Em tempos de Covid-19 , muitas pessoas tiveram que adaptar sua rotina às recomendações das autoridades de saúde. No entanto, essa prática não é exclusiva dos humanos, ela também se estendeu para o O-R3, um simpático robozinho que agora patrulha o parque Bedok Reservoir, em Singapura.

Adquirido originalmente pelo Conselho de Serviços Públicos de Singapura para patrulhar reservatórios de água pela cidade-estado, o robô  autônomo, equipado com uma câmera 360º e sistema de reconhecimento facial , anda pelo parque e emite alertas para quem estiver por lá. 

Você viu?


Se ele detectar alguém desrespeitando as recomendações de distanciamento social ou permanecendo nas dependências do local sem necessidade, ele diz: "Para coibir a disseminação da Covid-19, reuniões neste parque não são permitidas. Por favor, pratique distâncias seguras o tempo todo e não demore neste parque. Fique seguro, fique em casa".

Leia também: Robôs contra o coronavírus: conheça as tecnologias usadas durante a pandemia

Além do alerta, ele envia imagens dos indivíduos para os agentes de saúde pública. As patrulhas são realizadas principalmente no período da manhã e da noite, horários em que o tráfego humano no parque é mais alto.

Os frequentadores do local também podem denunciar qualquer atividade suspeita para o robô , que entrará em contato com a polícia para obter assistência em tempo real. De acordo com autoridades de Singapura , a ideia é que robôs semelhantes sejam implementados na maioria dos parques com o objetivo de ajudar a achatar a curva de infecção na cidade-estado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!