Olhar Digital

Android
Unsplash/Gilles Lambert
Papel de parede pode travar celulares


Recentemente, vimos que caracteres são capazes de travar completamente smartphones . Agora, esse problema foi um pouco além e oferece riscos aos usuários que utilizam uma imagem específica como papel de parede.

De acordo com o Android Authority , donos de dispositivos Android  travaram seus aparelhos ao colocar a foto de uma paisagem como plano de fundo. O smartphone entra em um ciclo de ligar e desligar a tela de bloqueio, sem a possibilidade de intervenção.

Android
Reprodução/Android Authority
Imagem que travou celulares Android


O problema continua mesmo que o dispositivo seja reiniciado. Por isso, para resolver o problema, o usuário deve reiniciar o Android em modo de segurança e excluir o arquivo da foto. Em casos mais extremos, é possível redefinir completamente o aparelho com as configurações de fábrica.

Leia também: Celulares Android antigos podem ter riscos de segurança; aprenda a se proteger

Ainda não há uma explicação exata para o problema, mas acredita-se que ele possa estar relacionado aos espaços de cores compatíveis com o telefone e como eles são tratados. Foi descoberto que a imagem utiliza cores RGB e não sRGB, sistema padrão do Android .

Além disso, a falha parece ocorrer apenas em dispositivos que possuem sistemas operacionais até o Android 10 . Na versão 11, o aparelho realiza a conversão do sistema de cores, evitando o problema.

No entanto, a questão aqui não é a utilização apenas dessa imagem. Os usuários estão expostos a qualquer outro arquivo do tipo. Provavelmente, se o usuário carregar uma foto com o mesmo esquema de cores, o sistema poderá ter o mesmo comportamento. Considerando isso, é bastante importante ter em mente que deve-se usar papéis de parede apenas de fontes confiáveis, já que a internet está cheia de pessoas que gostam de brincar com esses problemas.

    Veja Também

      Mostrar mais