Quem tem celular LG deve atualizar o dispositivo o mais rápido possível. Uma falha de segurança que já dura mais de sete anos foi encontrada nos smartphones da empresa, que já soltou um patch com correção.
A falha atinge o bootloader - software de fabricantes que roda quando o celular está sendo inicializado - e permite que hackers assumam o controle do aparelho. Ela atinge smartphones da LG que rodam o Android 7.2 ou superior.
Qual é a falha
Em março, um pesquisador de segurança dos Estados Unidos encontrou uma vulnerabilidade no bootloader que permite que, ao introduzir códigos maliciosos, um hacker poderia assumir o controle do celular da vítima.
Você viu?
Leia também: Golpistas se passam por Datafolha para clonar WhatsApp de vítimas
O vídeo abaixo mostra o golpe em execução:
O erro estaria em um componente gráfico do bootloader usado há anos pela LG. Felizmente, o processo é bastante complexo e exige acesso físico ao celular - ou seja, a pessoa precisaria pegar o smartphone na mão para conseguir dar o golpe.
Apesar disso, é sempre importante manter o celular atualizado. A LG diz que a atualização liberada no começo de maio para seus smartphones conserta o erro - portanto, caso você seja proprietário de um aparelho da marca, cheque se o Android está atualizado.