Olhar Digital

Usuários do Instagram são vítimas de novo golpe
Unsplash/Luke van Zyl
Usuários do Instagram são vítimas de novo golpe


Na semana passada, a modelo canadense Alay Bowker foi surpreendida por seus seguidores no Instagram . Ela recebeu diversas mensagens de amigos alertando sobre um perfil falso com seu nome na própria rede social e no Just for Fans, plataforma que vende conteúdos majoritariamente pornográficos por meio de uma assinatura. 

Esse tipo de golpe, em que fotos pessoais e dados são utilizados de forma imprópria, acontece com cada vez mais frequência. Assim que o perfil falso é criado, os golpistas entram em contato com grande parte de suas conexões das redes sociais oferecendo assinaturas em troca de conteúdo íntimo inexistente.

Você viu?

Então, o perfil original é bloqueado, evitando que o dono descubra os trâmites ou que haja qualquer vestígio de irregularidade. Além do caso da modelo canadense, a Vice descobriu que usuários do Instagram no Canadá, EUA, Tailândia, Reino Unido e França também foram alvos do golpe, no qual o conteúdo de suas contas foi usado para promover páginas falsas OnlyFans e JustForFans hospedadas e feitas no construtor de sites Wix.

As páginas linkadas em contas do Instagram pedem informações bancárias como forma de verificação de idade para ter acesso a um serviço de teste gratuito.

Em resposta ao ocorrido, o Instagram veio a público para expressar seu descontentamento com a existência de golpistas utilizando a rede social. "Não permitiremos que haja (no Instagram) qualquer golpe, assédio ou extorsão de qualquer natureza", declarou a rede social em um comunicado oficial.

Ainda de acordo com a publicação, o perfil falso com o nome da modelo canadense foi apagado, mas demorou cerca de seis dias para que o conteúdo fosse removido permanentemente. Bowker também disse que contou com a ajuda de amigos, parentes e fãs para denunciar o perfil e derrubar o hacker , sem sofrer danos posteriores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!